BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

John Cassaday

Nascimento: 14 de dezembro de 1971
Naturalidade: Fort Worth, Texas, EUA

John Cassaday estudou cinema e realizou notícias televisivas durante 5 anos. Os seus primeiros trabalhos em banda desenhada foram editados na década de 90 por editoras como a Caliber Press e a Boneyard Press. Seguiram-se um número de Ghost para a Dark Horse, o one-shot Ka-Zar: Sibling Rivalry para a Marvel e a minissérie Desperadoes: A Moment’s Sunlight para a chancela Homage Comics da Wildstorm.

Após participações pontuais em títulos da Marvel, Image e DC Comics, como Uncanny X-Men, X-Men/Alpha Flight, Gen13, Flash ou Teen Titans, cocriou com Warren Ellis em 1998 a série Planetary para a chancela Wildstorm.

Para além de Planetary, os seus trabalhos mais conhecidos são Captain America (vol. 4) com John Ney Rieber em 2002 e Astonishing X-Men (vol. 3) com Joss Whedon entre 2004 e 2008.

Ente 2004 e 2007, realizou o seu primeiro trabalho europeu, com a ilustração da trilogia Je Suis Légion, escrita por Fabien Nury, publicada pela Les Humanoïdes Associés.

Cassaday foi ainda o desenhador do primeiro arco da série Star Wars (vol. 2) para a Marvel, em 2015.

Foi galardoado em 2005 e 2006 com o Prémio Eisner de melhor desenhador pelo seu trabalho em Astonishing X-MenPlanetaryJe Suis Légion: Le Faune Dansant. Em 2006, Astonishing X-Men também recebeu o Prémio Eisner de melhor série.

Obras publicadas em Portugal

Séries

Astonishing X-Men (vol. 3)
  • 3. Sob Ataque – BdMania, 2008 (reeditado pela G. Floy no Livro Dois, em 2019)
  • 4. Imparável – BdMania, 2009 (reeditado pela G. Floy no Livro Dois, em 2019)
Giant-Size Astonishing X-Men Annual
  • #1 – incluído em Astonishing X-Men vol. 4: Imparável – BdMania, 2009 (reeditado pela G. Floy no Livro Dois, em 2019)

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.