A Flecha de Ouro

A Flecha de Ouro

A reedição da obra de Reg Perrott com um novo final.

Uma das bandas desenhadas que o britânico Reginald “Reg” Perrott publicou no hebdomadário Puck da Amalgamated Press foi A Flecha de Ouro (The Golden Arrow, no original) em 1937. Nesta BD, Perrott, ao invés da BD Young Explorers, editada em 1936 na mesma publicação, não utilizou uma abordagem tradicional. Ao invés, a narrativa gráfica foi contada com recurso a diferentes tipos de vinhetas, ângulos cinematográficos e balões de fala, recorrendo menos a legendas e a cartuchos. Este western foi publicado em Portugal nas páginas de O Mosquito nos finais da década de 30.

Segundo nos informou José Pires, o final da banda desenhada ficou aquém, atendendo a que já não foi Perrott que desenhou a última página (tal como já tinha, por vezes, acontecido com outras páginas avulsas, que se distinguem das demais não só a nível de ilustração como argumento, pelo que levam a crer que o argumento ficava a cargo de quem desenhava a página). O faneditor informou-nos ainda que em Itália foi idealizado um final diferente, que também não se mostrou digno da narrativa, na sua opinião.

Vítor Péon, um admirador do trabalho de Perrott, viria a fazer a sua própria versão de A Flecha de Oiro, muito próxima do original, para a publicação Valente, editada por Roussado Pinto na década de 50. Esta versão ficaria inacabada devido ao cancelamento da publicação.

A propósito da reedição da BD este mês no fanzine Fandaventuras, José Pires idealizou um novo final, que acredita ser mais condigno com a narrativa que o antecede. Para tal, recorreu a ilustrações do próprio Perrott e a uma narrativa baseada na que Geoff Campion concebeu quando adaptou A Flecha de Oiro para um dos episódios da sua série Kit Carson, publicado no periódico The Comet da Amalgamated Press na década de 50. Devido a este novo final, José Pires dedicou este fanzine à memória de Jorge Magalhães (1938-2018), seu amigo e companheiro de viagem, cofundador da Serafim & Malacuéco, Inc.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão, onde se inclui também, a título de curiosidade, o final original publicado em O Mosquito, o qual apresenta uma disposição clássica não coincidente com a restante BD:

Reginald “Reg” Perrott (18/10/1914 – 16/05/1947) foi um autor de banda desenhada britânico, nascido em Charlton, Londres. Aos 19 anos, começou a trabalhar no estúdio Adam and Flinder, ilustrando passatempos para jornais nacionais e regionais, bem como tiras cómicas como At the Jungle School para o “Reynolds Illustrated Sunday News” e Roly and Poly the Two Bear-Cubs para o “London Evening Star”. A sua primeira banda desenhada de aventuras foi The Luck of the Legion em 1934 no ”Boys’ and Girls’ Own Evening World”. Tornou-se o autor principal do estúdio para BD de aventuras, tendo iniciado a sua carreira de freelancer no final de 1934. Em 1935, começou a trabalhar para a Amalgamated Press, tendo as suas BD sido publicadas em “Joker” (Whirling Around the World), “Jolly” (Wheels of FortuneRed Ryder), “Puck” (The Young Explorers, The Golden Arrow), “Golden” (Golden Eagle) e “Happy Days” (Sons of the Sword). Paralelamente, trabalhos seus foram também publicados em “Mickey Mouse Weekly” da editora Odhams Press, como Song of the SwordThe Road to Rome e Wings of Fortune. Esteve na Força Aérea Real britânica durante a II Guerra Mundial mas não combateu por ter sido considerado inapto com o diagnóstico de malária. Durante a Guerra, foi o gerente do estúdio de “Mickey Mouse Weekly”. Posteriormente, ilustrou diversos romances de aventuras. Perrott é também conhecido pelas suas pinturas sobre a guerra, estando três dos seus quadros no londrino Imperial War Museum. Perrott faleceu aos 32 anos com cancro na orofaringe.

Os interessados em obter exemplares de Fandaventuras devem entrar em contacto com o faneditor, através do e-mail gussy.pires@sapo.pt, prevenindo-se de que a tiragem desta publicação é muito limitada.

A Flecha de Ouro
Reg Perrott
Série: Fandaventuras
Chancela: Serafim & Malacuéco, Inc.
Páginas: 54, a preto e branco
Encadernação: capa mole

Deixa um comentário