BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Francis Manapul

Nascimento: 26 de agosto de 1979
Naturalidade: Filipinas
Nacionalidade: Filipina, Canadiana

Na década de 80, Francis Manapul emigrou com a sua família das Filipinas para o Canadá. Depois de ver o seu trabalho publicado pela Slave Labor Graphics (Love is Tight, 1998) e Image (Monster Fighters, Inc., 1999-2000), a sua grande oportunidade surgiu quando começou a desenhar para a Top Cow a série Witchblade entre 2001 e 2005, com algumas interrupções. Para esta editora, trabalharia também, de forma pontual, em títulos como Tomb Rider, Magdlalena/Vampirella, The Darkness ou Necromancer. Seguiu-se a série The Iron Saint para a Aspen em 2007 e o álbum para a francesa Delcourt Sept Guerrières em 2008.

Em 2007, Manapul assina um contrato de exclusividade com a DC Comics, tendo desde então trabalhado em séries como Legion of Superheroes, Adventure Comics, The Flash, Detective Comics, Trinity e Justice League: No Justice, entre outros.

Para além da ilustração, Manapul tem-se também dedicado à escrita de argumentos em séries como Detective Comics, Justice League: The Darkseid War e Trinity.


Entrevista (pt):
aqui.

Interview (en):
here.

Obras publicadas em Portugal

Séries

Detective Comics (vol. 2)
  • vol. 6: Ícaro – Levoir (2019)

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.