A Levoir inicia a publicação da chancela DC Black Label.

No dia 16 de maio, a Levoir publica a banda desenhada Batman: Cavaleiro Branco (Batman: White Knight, no original), escrita e desenhada por Sean Gordon Murphy (Punk Rock Jesus). Nos EUA, foi publicada inicialmente enquanto uma minissérie de 8 números entre outubro de 2017 e maio de 2018, coligidos num único volume em outubro de 2018 sob a nova chancela DC Black Label.

A DC Black Label é uma chancela criada pela DC Comics, sob a qual se encontra a editar 3 tipos diferentes de publicações desde setembro de 2018, com o objetivo principal de apresentar personagens tradicionais do Universo DC a leitores maduros, através de produtos com histórias fechadas e num formato mais prestigiante que as habituais revistas:

  1. minisséries em formato revista com formato mais prestigiante;
  2. livros em capa mole e/ou capa dura que compilam as minisséries lançadas nesta chancela, bem como outras que foram originalmente publicadas pela DC Comics regular;
  3. reedição de livros originalmente publicados pela DC Comics regular (p.e., All-Star Superman, DC: The New Frontier, Kingdom Come, Frank Miller’s Ronin).

A primeira publicação da chancela foi o primeiro número da minissérie Batman: Damned de Brian Azzarello e Lee Bermejo em setembro de 2018 (que termina em junho deste ano), a qual gerou polémica devido à nudez frontal de Bruce Wayne, levando a editora a decidir apagar tal nudez através da substituição da edição digital e nas reedições em papel.

Em outubro de 2018, seguiu-se a edição em livro de Batman: Cavaleiro Branco, tendo a minissérie sido originalmente publicada na DC Comics regular.

Para além de Batman: Damned, nos EUA estão planeadas outras minisséries originais para esta chancela. No final deste mês inicia-se Batman: Last Night on Earth de Scott Snyder e Greg Capullo e em junho Superman: Year One de Frank Miller e John Romita Jr. Ainda sem previsão de data de lançamento, estão também planeadas as minisséries The Other History of the DC Universe de John Ridley e Alex Dos Diaz e Batman: Three Jokers de Geoff Johns e Jason Fabok.

Batman: Cavaleiro Branco encontra-se nomeado para os prémios Eisner 2019 na categoria de Melhor Minissérie, em conjunto com outras 3 minisséries da DC e uma da Marvel.

Esta banda desenhada foi colorida por Matt Hollingsworth, cinco vezes nomeado aos Prémios Eisner, tendo sido galardoado com um Eisner em 1997 pelo seu trabalho em Death: The Time of Your LifeChallengers of the Unknow.

Como extras, o volume apresenta uma galeria de capas alternativas por Sean Murphy, design das personagens e esboços preliminares, bem como a biografia do autor.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Batman: Cavaleiro Branco faz parte do novo selo Black Label da DC e começou a ser publicado nos EUA em 2017, tendo sido aclamado pelo público e pela crítica especializada.
Após uma perseguição pela cidade, Batman está obcecado em capturar o Joker, e é provocado ao ponto de lhe bater e continuar batendo até o Príncipe Palhaço das Trevas perder a consciência e parar de respirar. Tudo isto acontece na presença de Robin, Batgirl, toda a polícia e com câmaras filmando. Completamente fora de si, Batman ainda lhe despeja um remédio desconhecido pela garganta abaixo.
Será que Batman passou dos limites?
Ao recuperar, Joker deixa de existir, a sua loucura simplesmente desapareceu, agora ele é Jack Napier. A imprensa está delirante, há tanta coisa a acontecer na cidade de Gotham.
Jack Napier, agora completamente são, é o novo justiceiro da cidade e leva à tona todos os problemas de Gotham City, incluindo ter como cúmplice o vigilante, favorecimento dos mais ricos, desrespeito com os mais pobres, corrupção; diz também ter sido usado por outros como bode expiatório, como por exemplo, na criação do Asilo Arkham.
Sean Murphy apresenta-nos uma cidade virada do avesso com uma grande quantidade de heróis e vilões. Quem é quem nesta história? Batman e Joker, qual o herói e qual o vilão?
Descubra-o na leitura desta história arrebatadora.

Batman: Cavaleiro Branco
Sean Murphy
Editora: Levoir
Páginas: 232, a cores
Formato: 170 x 257 mm
PVP: 25,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.