O quarto volume da série Spirou e Fantásio de Franquin.

Esta semana prossegue a mais recente série de banda desenhada fruto da parceria da Asa com o Público, Spirou e Fantásio de Franquin, com o seu quarto volume. Este álbum reúne as bandas desenhadas O Refúgio da Moreia (Le Repaire de la Murène) e Os Piratas do Silêncio (Les Pirates du Silence).

Na primeira, tanto o argumento quanto os desenhos são da autoria de André Franquin. A BD foi pré-publicada nos #871-904 de Le Journal de Spirou (Dupuis), entre 23 de dezembro de 1954 e 11 de agosto de 1955, tendo sido compilada em álbum em 1957. Trata-se da 43.ª história da série belga Spirou e Fantásio, constituindo o 9.º álbum da referida série. É a 21.ª BD de Spirou da autoria de Franquin.

Em Portugal, a BD foi publicada em álbum em 1975 pela Arcádia e o Círculo de Leitores. Seguiu-se o álbum da Meribérica em 1990, onde tinha sido republicada pela última vez esta banda desenhada.

Quanto a Os Piratas do Silêncio, tem argumento da autoria de Maurice Rosy, estando os desenhos a cargo de Franquin, contando com Will (também conhecido por Willy Maltaite) como assistente. Esta BD foi pré-publicada em Le Journal de Spirou (Dupuis) #916-940, entre 3 de novembro de 1955 e 19 de abril de 1956, tendo sido compilada em álbum em 1958. Trata-se da 45.ª história da série belga Spirou e Fantásio, constituindo a história principal do 10.º álbum da referida série. É a 23.ª BD de Spirou da autoria de Franquin.

Em Portugal, a BD foi publicada em álbum pela Arcádia em 1978. A sua publicação mais recente foi na coleção que a parceria Asa/Público já tinha dedicado ao personagem em 2007.

Eis a sinopse da editora:

Graças ao talento do Conde de Champignac, que constrói um escafandro especial e um pequeno submarino, Spirou e Fantásio inscrevem-se num concurso que desafia os participantes a mergulharem a mais de 200 metros de profundidade. Só que as intenções do promotor do concurso estavam longe de ser as melhores…
Na segunda história do mesmo álbum, o jornal Le Moustique decide enviar Fantásio a Incógnito City, uma cidade para milionários muito especial, onde é proibido fazer fotografias e os jornalistas são rigorosamente controlados…

Spirou e Fantásio de Franquin vol. 4: O Refúgio da Moreia / Os Piratas do Silêncio
Franquin, Maurice Rosy & Will
Editora: Asa
Páginas: 112, a cores
Encadernação: capa dura
Formato: 21,2 x 29,2 cm 
ISBN: 978-989-23-4491-1
PVP: 11,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.