BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Drawn & Quarterly

Atividade: 1989 – presente
Sede: Montreal, Quebeque, Canadá

A Drawn & Quarterly (D&Q) foi fundada por Chris Oliveros com o intuito de publicar uma antologia periódica de banda desenhada alternativa. Em abril de 1990, foi publicado o primeiro número da revista Drawn & Quarterly com BD curtas, cuja periodicidade seria trimestral. Oliveros reformulou o seu plano inicial para poder publicar histórias mais longas. Deste modo começou a publicar revistas e livros de banda desenhada de um só autor, iniciando pela série de revistas Dirty Plotte de Julie Doucet.

Autores residentes em Toronto como Seth, Joe Matt e Chester Brown passaram a ser associados com a editora, tendo este último tido um livro bestseller com a obra Louis Riel em 2003. Com a crescente popularidade dos livros de banda desenhada na América do Norte e com a disseminação do termo comercial graphic novel, a editora foi expandido o seu catálogo de autores canadianos e norte-americanos (p.e., Adrian Tomine, Lynda Barry, Daniel Clowes, Chris Ware) a autores europeus (p.e., Tove Jansson, Guy Delisle, Tom Gauld, Astrid Lindgren), asiáticos (p.e., Yoshihiro Tatsumi, Shigeru Mizuki) e do Médio Oriente (p.e., Rutu Modan), entre outras latitudes do globo. Para além de traduções, reedita também bandas desenhadas clássicas.

A sua chancela Petit Livre dedica-se a livros de arte sem banda desenhada. Por seu turno, a chancela Enfant publica livros infantojuvenis, alguns dos quais de BD.

Em 2007, a D&Q abriu a sua primeira livraria em Montreal, dedicada a livros em inglês. Dez anos mais tarde, abriu a segunda livraria na mesma cidade, desta vez dedicada à literatura infatojuvenil durante o dia e realização de eventos à noite.

Em 2015, Oliveros abandonou o seu cargo de editor, passando Peggy Burns a assumir essa função e Tom Devlin a de diretor executivo.

Obras publicadas em Portugal

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.