BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Icon Comics

Atividade: 2004 – presente
Filiação: Marvel Comics
Sede: Nova Iorque, EUA

A Icon Comics é uma chancela da Marvel. Foi criada em 2004 para publicar bandas desenhadas cujos direitos autorais pertencessem aos próprios autores das bandas desenhadas e não à Marvel.

A linha editorial foi inaugurada com a série Powers de Brian Michael Bendis e Michael Avon Oeming e Kabuki de David Mack, as quais eram inicialmente editadas pela Image. Seguiram-se as BD Dream Police, desenhada por Mike Deodato, e The Book of Lost Souls, desenhada por Colleen Doran, ambas com argumento de J. Michael Straczynski.

Entre outros argumentistas publicados pela Icon, encontram-se Matt Fraction, Ed Brubaker, Mark Millar, Jason Aaron e Jimmy Palmiotti, com séries originais ou que transitaram de outras editoras como a Image.

Vários títulos publicados pela Icon foram transpostos para outros media, como as primeiras 2 minisséries de Kick-Ass e a primeira de Hit Girl nos filmes Kick-Ass e Kick-Ass 2, Painkiller Jane na longa-metragem e série televisivas homónimas, Powers na série televisiva homónima, Kingsman: Secret Service com 2 filmes cinematográficos e, brevemente, o filme Empress na Netflix, a qual está também em processo de desenvolvimento de um anime baseado em Supercrooks.

Curiosamente, várias das séries publicadas pela Icon regressariam ou transitariam para a Image, após os seus autores deixarem de trabalhar periodicamente com a Marvel.

Atualmente, apesar da linha não se encontrar oficialmente cancelada, não estão a ser publicadas bandas desenhadas sob esta chancela desde 2017.

Séries publicadas em Portugal

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.