BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

John Romita Jr.

Nascimento: 17 de agosto de 1956
Naturalidade: Nova Iorque, EUA

John Romita Jr. é o filho de John Romita (n. 1930), famoso autor de BD norte-americano. Estudou arte publicitária e design na Universidade Estatal de Nova Iorque em Farmingdale (SUNY Farmingdale), licenciando-se em 1976.

Curiosamente, a sua primeira colaboração com a Marvel Comics deu-se aos 13 anos, com a criação do personagem Prowler (denominado de Gatuno em algumas publicações em língua portuguesa), o qual Stan Lee e John Buscema moldaram e vieram a utilizar, tendo sido publicado em novembro de 1969 em The Amazing Spider-Man #78.

Devido à influência do pai, o seu primeiro trabalho foi para a chancela britânica Marvel UK, a desenhar esboços para capas de reimpressões. A sua estreia norte-americana deu-se numa BD de 6 páginas intitulada “Chaos at the Coffee Bean!” em The Amazing Spider-Man Annual #11, em agosto de 1977. 

Romita Jr. começou a ganhar popularidade a partir de 1978 na série Iron Man com David Michelinie e Bob Layton. No início da década de 80, desenhou continuamente pela primeira vez a série The Amazing Spider-Man, tendo cocriado personagens como o Duende Macabro, Madame Teia e Homem-Hídrico. Cocriou também a Cristal, publicada pela primeira vez em The Uncanny X-Men #130, tendo chegado a desenhar os primeiros números da sua série Dazzler.

Em 1982 foi o desenhador da primeira minissérie editada pela Marvel, Contest of Champions. Entre 1983 e 1986, trabalhou em Uncanny X-Men com Dan Green e Chris Claremont, tendo cocriado Forge. Em 1993, regressaria à série com Scott Lobdel.

Entre 1988 e 1990, trabalhou na série Daredevil com Ann Nocenti e Al Williamson, durante a qual criou a Typhoid Mary.

Durante a década de 90, Romita Jr. trabalhou em diversas séries, como Iron Man com John Byrne, The Punisher: War Zone, a minissérie Cable, o crossover Punisher/Batman, a minissérie Daredevil: The Man Without Fear com Frank Miller, Thor com Dan Jurgens ou Peter Parker: Spider-Man com Howard Mackie.

Na primeira década do milénio, regressou duas vezes ao Homem-Aranha, primeiro com J. Michael Straczynski (que lhe valeu o Prémio Eisner de Melhor História Serializada) e anos mais tarde com Dan Slott. Trabalhou ainda em séries como Wolverine com Mark Millar, Black Panther, The Sentry, Eternals com Neil Gaiman, ou World War Hulk com Greg Pak. Em 2004, foi publicada pela Image a minissérie The Gray Area, escrita por Glen Brunswick, o primeiro trabalho de que reteve os direitos autorais. Seguiu-se Kick-Ass com Millar para a chancela Icon da Marvel. Na sua adaptação cinematográfica, Romita Jr. foi um dos produtores e realizou um flasback animado no filme.

Seguiram-se as minisséries Kick-Ass 2 (2010-2012), Hit Girl (2012-2013) e Kick-Ass 3 com Millar, editadas pela Icon. Em 2014, começou a trabalhar para a DC Comics, em séries como Superman com Geoff Johns e All-Star Batman com Scott Snyder.

Obras publicadas em Portugal

Séries

Kick-Ass (Icon)

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.