BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Amanda Baeza

Nascimento: 25 de dezembro de 1990
Naturalidade: Lisboa, Portugal

Amanda Baeza cresceu em Viña del Mar e Valparaiso, no Chile, tendo regressado a Portugal com 10 anos de idade. Licenciada em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa em 2008, ingressa até 2010 num curso de Belas-Artes na Universidade do País Basco, em Bilbao.

Em 2009, cria o fanzine Mr Spoqui Zine que autoedita até 2013. Desde 2013, o seu trabalho foi selecionado para mais de 15 exposições coletivas em países como Portugal, Suécia, Itália, França, EUA, Finlândia e Espanha, bem como apresentado em exposições a solo em Portugal e Bélgica.

Os seus trabalhos têm sido originalmente publicados em diferentes continentes, em publicações da Kuš!, Bombas Para Desayunar, O Panda Gordo, Zine Arcade, Das Leipziger Comic-Magazine, Arranha-Céus, Chili Com Carne, Komikaze, Ediciones Valientes, Carne e Osso, Studio Pilar, Lagon Revue, Rough’Nough, Breakdown Press, Revista Antílope, Fulgencio Pimentel e A Journal of Art & Literature, entre muitas outras.

A obra Bruma (2017), editada em Espanha, Letónia e Portugal, reúne uma seleção de algumas das suas bandas desenhadas, a maioria das quais inéditas até então em Portugal. Esta obra foi vencedora do Prémio Nacional de Banda Desenhada para Melhor Desenho em Álbum Português do festival Amadora BD 2017.

Obras publicadas em Portugal

Em antologias com diferentes autores

  • “Uma Pergunta” – Pentângulo #1 (Ar.Co / Chili Com Carne, 2018)
  • “Nem de Cá Nem de Lá” – Pentângulo #2 (Ar.Co / Chili Com Carne, 2019)

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.