BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Daniel Lima

Nascimento: 1971
Naturalidade: Uíge, Angola
Nacionalidade: Portuguesa

Trabalha como ilustrador e como autor de banda desenhada. Fez os seus estudos de artes plásticas na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha e frequentou os cursos de Cinema de Animação e Teatro de Sombras na Fundação Calouste Gulbenkian.

Na área da ilustração, já trabalhou em publicações como o Independente, Público, Diário Económico, Sol, Ler, Elle ou Máxima. Ilustrou a palavra [TRONCO] no Dicionário Infantil Ilustrado – Mis Primeras 80.000 Palabras, da editora Media Vaca, e criou o “Brútus” (animal de estimação) para a coletiva de ilustração Animalaminute – Farol de Sonhos (2006). Participou nas mostras de Ilustração Portuguesa – Salão Lisboa (1999-2004), tendo criado a imagem do Salão em 2000.

Publicou BD em projetos coletivos como Liberdade e Cidadania: 25 de Abril 25 Anos 25 Autores no jornal PúblicoPara além dos Olivais, editado pela Bedeteca de Lisboa, Nós Somos os Mouros, edição da Assírio & Alvim, Os putos de agora não sabem nada do 25 de Abril, editado pela Associação de Municípios do Distrito de Setúbal, Movimentos Perpétuos – BD para Carlos Paredes, Sempre e Dias Elétricos, ambos da editora Má Criação.

Participou na edição Pelos Olhos Dentro: 40 imagens para Abril, editado em 2014 pela Câmara Municipal de Viana e Arranha Céus.

Cocriou, com Vera Suchánkova, a dupla de autores GIGI I GIGI, premiados na área de BD no concurso Jovens Criadores nos anos de 2000 e 2002.

Realizou várias exposições individuais, como Nem o príncipe do Marudu nem a visão rosa do Vulcano, na Bedeteca de Beja (2006), És Tiago (em parceria com Cátia Serrão), na Work&Shop em Lisboa (2007) ou figurasavulsas na Biblioteca Municipal de Viana de Castelo (2017).

Em 2008, a Ao Norte edita a banda desenhada Epifanias de um Amigo Invisível , inspirada no filme O Deserto dos Tártaros de Valério Zurlini.

No segundo quinquénio da década de 2010, bandas desenhadas suas têm sido publicado em antologias e a solo por editoras como a letã kuš! ou a portuguesa Chili Com Carne.

É professor no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, no departamento de Ilustração e BD.

Obras publicadas em Portugal

Em antologias com diferentes autores

  • “Cabeça” – Pentângulo #2 (Ar.Co / Chili Com Carne, 2019)

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.