BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Francisco Sousa Lobo

Nascimento: 1973
Naturalidade: Moçambique
Nacionalidade: Portuguesa

Vive entre Londres e Falmouth, no Reino Unido. Estudou primeiro arquitetura, depois arte. Em Londres, doutorou-se em arte, em Goldsmiths. Na Falmouth University ensina na licenciatura de Ilustração.

Entre as suas bandas desenhadas publicadas encontram-se Câmara Escura (Bedeteca de Lisboa; 2003), O Desenhador Defunto / The Dying Draughtsman (Chili Com Carne; 2013), O Andar de Cima (Ar.Co + Chili Com Carne; 2014), I Like Your Art Much (ed. de Autor; 2015), The Care of Birds / O Cuidado dos Pássaros (Chili Com Carne; 2015) , O Problema Francisco (Gulbenkian; 2015), também publicado em Espanha pela Ediciones Valientes, I’t No Longer I that Lived (Mundo Fantasma/Chili Com Carne, 2017), Deserto/Nuvem (Chili Com Carne, 2017), A Palavra (Ao Norte, 2017), Master Song (kuš!, 2018), Pequenos Problemas (Chili Com Carne, 2018), para além de outros trabalhos editados em antologias de diferentes autores.

O livro Deserto/Nuvem venceu o Prémio para o Melhor Álbum Português no âmbito dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada do 28.º festival Amadora BD, tendo ainda sido contemplado com o Galardão Anual Comic Con BD (para o melhor álbum) e o Galardão Melhor Argumento na Comic Con 2017.

Obras publicadas em Portugal

Em antologias com diferentes autores

  • (BD inominada) – Pentângulo #1 (Ar.Co / Chili Com Carne, 2018)
  • “Veneza” – Pentângulo #2 (Ar.Co / Chili Com Carne, 2019)

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.