Arlindo Fagundes regressa ao universo de Pitanga.

Pitanga é o famoso personagem criado por Arlindo Fagundes, que teve direito à edição de dois álbuns anteriores pela Caminho, intitulados La Chavalita (1985) e A Rapariga do Poço da Morte (2003), para além de figurar num selo editado pelos Correios de Portugal em 2004 dedicada aos Heróis Portugueses da Banda Desenhada. O Colega de Sevilha prossegue as aventuras de Pitanga, pela primeira vez a cores, aplicadas por José Pedro Costa.

No entanto, o Pitanga não teve a sua primeira aparição em álbum mas sim no extinto jornal O Diário, onde protagonizou os episódios de La Chavalita entre fevereiro e abril de 1985. Esta BD foi também publicada nos #201-208 do Jornal da B.D.

Ainda em 1985, seria publicada a BD Pitanga e os Animais em O Mosquito (5.ª série) #11. A BD Parabéns a Você seria publicada em 1986 em Quadradinho #1 (ASIBDP – Associação do Salão Internacional de BD do Porto). Quanto à BD Quem Vem e Atravessa o Rio…, teve a particularidade de ser desenhada por Pedro Sousa Dias e foi publicada na Quadrado #3 (2.ª série) da ASIBDP.

Clique nas imagens de O Colega de Sevilha para as visualizar em toda a sua extensão:

Veja o vídeo sobre a obra:

Eis a sinopse da editora:

A acção de “O Colega de Sevilha” passa-se entre Tanger e o sul de Espanha, com o nosso herói a ver-se envolvido no transporte e tráfego de mão de obra clandestina para a Europa.
“O Colega de Sevilha” é o terceiro álbum das aventuras de Pitanga (depois de “ La Chavalita” e de “A Rapariga do Poço da Morte”) e o primeiro a ser editado a cores (com a assinatura de José Pedro Costa). Pitanga, que usa um quase interminável cachecol com bolas pretas, vive com Armando, o seu braço direito que, embora cego, vê muita coisa em que outros não reparam, sendo um pouco destravado a falar. Esta banda desenhada, criada por Arlindo Fagundes, evidencia um estilo e consistência narrativa muito originais, com predominância de um humor muito pessoal, aliado ao seu habitual e vigoroso traço negro.

Arlindo Fagundes é autor de banda desenhada, ilustrador, caricaturista, ceramista, cineasta, pintor e professor, tendo frequentado o curso de desenho e pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e tendo-se diplomado como realizador de cinema no Conservatoire Libre de Cinéma Français em 1973, aquando do seu exílio político em França. Assina como realizador alguns documentários para a RTP e, como caricaturista, colabora com vários periódicos. Em 1997 é-lhe outorgado o 1.º Grande Prémio de Design Artesanal na Bienal de Vila Nova de Cerveira. Tem sido o ilustrador da coleção juvenil Uma Aventura, com textos de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Recebeu o Troféu Zé Pacóvio e Grilinho no Festival da Amadora em 2003. Em 2004, recebeu o Troféu Sobredão no Salão BD da Sobreda.

O Colega de Sevilha
Arlindo Fagundes
Editora: Arcádia
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 213 x 284 x 8 mm
ISBN: 9789892800882
PVP: 16,99€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.