O quinto volume da série Spirou e Fantásio de Franquin.

Esta semana prossegue a mais recente série de banda desenhada fruto da parceria da Asa com o Público, Spirou e Fantásio de Franquin, com o seu quinto volume. Este é o primeiro dos álbuns idealizados para esta série que compila mais de 2 bandas desenhadas. Deste modo, estão presentes no volume as BD O Gorila (Le Gorille a Bonne Mine), Férias sem História (Vacances Sans Histoires), O Ninho dos Marsupilamis (Le Nid des marsupilamis) e A Feira dos Bandidos (La Foire aux Gangsters).

A primeira, que foi publicada originalmente com o diferente título Le Gorille a Mauvaise Mine, conta com argumento e desenhos da autoria de André Franquin. A BD foi pré-publicada nos #944-966 de Le Journal de Spirou (Dupuis), entre 17 de maio e 18 de outubro de 1956, tendo sido compilada em álbum em 1959. Trata-se da 48.ª história da série belga Spirou e Fantásio, constituindo a BD que dá título ao 11.º álbum da referida série. É a 26.ª BD de Spirou da autoria de Franquin.

A BD O Gorila foi publicada em álbum em Portugal pela Arcádia e o Círculo de Leitores em maio de 1976. Em formato revista, foi publicada integralmente no Jornal da B.D. #111 (Sojornal), em 18 de setembro de 1984. A sua publicação mais recente foi na coleção que a parceria Asa/Público já tinha dedicado ao personagem em 2007.

Férias Sem Histórias corresponde à segunda BD do 11.º álbum da série original de livros, novamente com argumento e desenhos de Franquin. A BD foi pré-publicada nos #1023-1033 de Le Journal de Spirou (Dupuis), entre 21 de novembro de 1957 e 30 de janeiro de 1958, tendo sido compilada em álbum em 1959. Trata-se da 56.ª história da série belga Spirou e Fantásio, sendo a 34.ª BD de Spirou da autoria de Franquin. Há quem considere ser esta a primeira aparição de Gaston Lagaffe na série de Spirou (apesar da breve aparição anterior em Le Voyageur du Mésozoïque).

Em Portugal, a publicação da BD Férias Sem Histórias, também denominada de Férias Tranquilas, acompanhou a publicação de O Gorila nos álbuns da Arcádia, Círculo de Leitores e Asa. Em formato revista, foi publicada nos
Jornal da B.D. #113-115 (Sojornal), entre 2 e 16 de outubro de 1984.

Quanto a O Ninho dos Marsupilamis, que foi publicada originalmente com o título mais longo Le film de l’année: Le nid des marsupilamis, é a BD que intitula o 12.º livro da série original de álbuns. Com argumento e desenhos de Franquin, foi pré-publicada nos #969-991 de Le Journal de Spirou (Dupuis), entre 8 de novembro de 1956 e 11 de abril de 1957, tendo sido compilada em álbum em 1960. Trata-se da 49.ª história da série belga Spirou e Fantásio, sendo a 27.ª BD de Spirou da autoria de Franquin.

Esta BD foi publicada em álbum pela Arcádia e Círculo de Leitores em novembro de 1975. Seguiu-se o álbum da Meribérica em setembro de 1992, onde tinha sido republicada pela última vez esta banda desenhada.

A Feira dos Bandidos corresponde à segunda BD do 12.º livro da série original de álbuns. Com argumento e desenhos de Franquin, contando com a colaboração do assistente Jidéhem, foi pré-publicada nos #1034-1045 de Le Journal de Spirou (Dupuis), entre 6 de fevereiro e 24 de abril de 1958, tendo sido compilada em álbum em 1960. Trata-se da 57.ª história da série belga Spirou e Fantásio, sendo a 35.ª BD de Spirou da autoria de Franquin. É uma das BD de Spirou onde surge Gaston Lagaffe.

A BD A Feira dos Bandidos, também denominada A Feira dos Gangsters, acompanhou, em Portugal, a publicação de O Ninho dos Marsupilamis nos álbuns da Arcádia, Círculo de Leitores e Meribérica.

Eis a sinopse da editora:

Fantásio viaja com Spirou, Spip e o Marsupilami para África, para participar num safari fotográfico. O objectivo é observar gorilas que vivem nas encostas da montanha Kilimakali, ameaçados de extinção.
Nas outras histórias curtas que compõem este álbum, os dois heróis vão de férias ao volante do seu super-automóvel (Férias sem História); são convidados a fazer uma palestra sobre os hábitos e comportamentos dos marsupilamis (O Ninho dos Marsupilamis); e recebem a visita de um estranho cidadão japonês, o que os leva a enfrentarem um perigoso gangue (A Feira dos Bandidos).

Spirou e Fantásio de Franquin vol. 5: O Gorila e outras aventuras
Franquin
Editora: Asa
Páginas: 128, a cores
Encadernação: capa dura
Formato: 21,2 x 29,2 cm 
ISBN: 978-989-23-4492-8
PVP: 11,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.