E se se fizesse um making of em banda desenhada de um livro de divulgação científica previamente publicado?

Em novembro de 2017, a Editorial Bizâncio publicou o livro de divulgação científica Urso-Pardo em Portugal, no qual os investigadores Paulo Caetano e Miguel Brandão Pimenta contam, através de histórias e fotografias, como o urso-pardo viveu, sobreviveu e se extinguiu em território português, numa crónica da extinção do maior predador europeu, um animal que desapareceu das nossas serranias há pouco menos de 200 anos devido às transformações no habitat e à perseguição de que foi alvo ao longo dos séculos, revelando, entre outras facetas, as ameaças que enfrentou, a distribuição aproximada, a relação histórica e cultural com o Homem e, simultaneamente, resgatando a memória do animal que é hoje um símbolo das florestas europeias.

Este mês chega às livrarias o livro de banda desenhada Urso, da autoria de Jorge Mateus com Paulo Caetano e Miguel Brandão Pimenta. Na verdade, os investigadores resolveram criar um novo livro de banda desenhada sobre o livro previamente publicado, à semelhança de um making of, e convidaram Jorge Mateus para a empreitada.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Os dois autores do livro, Urso-pardo em Portugal – Crónica de Uma Extinção, decidiram aventurar-se pelos caminhos dos romances gráficos e desafiaram um amigo, autor de BD, para os acompanhar nesta aventura. Este, transformou-os em personagens de uma história onde reis, nobres e povo se confrontam com temíveis ursos, nas mais gélidas paisagens serranas. Uma aventura que se estenderá de Portugal aos bosques das Astúrias e onde também se revelarão hábitos dos antigos ciganos. Pelo caminho, misteriosas patas de urso intrigam os personagens. Serão bem sucedidos? Veremos o que acontece…

Urso
Jorge Mateus, Paulo Caetano, Miguel Brandão Pimenta
Editora: Bizâncio
Páginas: 96
Encadernação: capa mole com badanas
Dimensões: 190 x 250 x 15 mm
ISBN: 9789725306284
PVP: 12,50€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.