Treze anos depois, Virgin’s Trip é editada em língua portuguesa.

Virgin’s Trip, de Pepedelrey, Jorge Coelho, Rui Gamito e Rui Lacas, foi lançada no dia 8 de abril de 2006, no II Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Treze anos depois, a obra é lançada novamente na 15.ª edição do Festival, que inaugura a 31 de maio, desta vez em língua portuguesa. Se a edição original pertence à El Pep, a nova edição é da Escorpião Azul.

Apesar de conter alguma linguagem da banda desenhada, A Viagem da Virgem, é, por vezes, considerado um conto ilustrado e não propriamente uma BD. Tal deve-se à opção de se utilizar uma única vinheta por página, salvo as devidas exceções, o que contribui para eventual diluição das barreiras entre o livro ilustrado e o álbum de BD. Aquando a sua publicação pela El Pep, a história já tinha sido escrita há alguns anos por Pepedelrey. O livro divide-se em 4 capítulos, cabendo a ilustração de cada um a um autor diferente (segundo a ordem dos autores afixada na capa), competindo a Jorge Coelho a unicidade da diversificação do traço através da colorização.

A razão da edição do livro em língua inglesa em 2006 teve em vista a eventual distribuição no mercado internacional, tendo a tradução sido realizada por Pedro Moura. Na altura, a tiragem foi de 200+250 exemplares.

Foi também realizada uma banda sonora com 16 temas para o livro, composta por Rui “Fred” Cunha da Bunker da Música, a qual foi utilizada durante a exposição da obra em Beja aquando da 1.ª edição.

Outros intervenientes na obra original foram Nuno Duarte (revisão e correção do argumento) e Sérgio Duque (design e animação).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

É uma obra sem preconceito nem presunção e que se insere no género ficção científica. Contudo, não se aproxima da ficção científica enquanto entretenimento, mas sim de uma produção mais exigente para o leitor. O argumento de Pepedelrey transporta-nos para o conflito entre dois companheiros, uma forte amizade entre um Humano e um Alien, por causa de uma mulher. A obsessão do Humano pela fêmea, sendo aqui abordado o conceito fêmea-objecto, e a desesperante procura por parte do Alien, da lógica dessa obsessão Humana. A opção em escolher quatro desenhadores diferentes (Pepedelrey, Jorge Coelho, Rui Gamito e Rui Lacas), atribuindo assim uma identidade gráfica pessoal a cada capítulo, e optando por unificar esteticamente com a mesma palete de cor, leva-nos a níveis de alguma, estranheza nas emoções envolvidas nesse confronto amoroso. A presente obra é a versão portuguesa da edição original de 2006, que pretende recuperar todo este universo ficcional esquecido há 13 anos, composta pelos autores referidos anteriormente.

A Viagem da Virgem
Pepedelrey, Jorge Coelho, Rui Gamito, Rui Lacas
Editora: Escorpião Azul
Páginas: 64, a cores
ISBN: 978-989-54252-6-6
PVP: 12,90€

Artigo atualizado em 30 de maio de 2019, após correção da tiragem da 1.ª edição.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.