O Êxtase é a temática da primeira antologia Ditirambos.

A antologia Ditirambos estreia-se no XV Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, cujo primeiro número é dedicado ao Êxtase. Esta obra é composta por diversas BD curtas da autoria de Diogo Carvalho, Francisco Ferreira, Nuno Filipe Cancelinha, Raquel Costa, Ricardo Baptista e Sofia Neto.

O trabalho é apresentado no dia 2 de junho (domingo), às 15h15, na Bedeteca de Beja, sita na Casa da Cultura. Curiosamente, a ideia para a criação desta antologia nasceu na 14.ª edição do Festival Internacional de BD de Beja, tendo sido realizadas posteriormente várias reuniões de trabalho na cidade do Porto, dado os seus autores residirem na região norte e centro do país.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

Um ditirambo é um canto coral exortativo que nos chega da antiguidade clássica grega. Nele, uma multitude de vozes se une, em homenagem ritualística ao deus Dionísio. Seguramente com menos libações, mas com o mesmo fervor, nasce aqui uma nova antologia de banda desenhada portuguesa. O primeiro número explora o conceito de “Êxtase”, e conta com as contribuições de Ricardo Baptista, Nuno Filipe Cancelinha, Diogo Carvalho, Raquel Costa, Francisco Ferreira e Sofia Neto. As distintas técnicas e vozes narrativas obedecem, para além do leitmotiv, a um único requisito: 4 páginas.

Os leitores interessados podem entrar em contacto com os autores através do endereço de e-mail ditirambosbd@gmail.com .

Ditirambos: Êxtase
vários autores
Páginas: 36, a cores
Formato: 168mm x 258mm
PVP: 7,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.