O sexto volume da série Spirou e Fantásio de Franquin.

Esta semana prossegue a mais recente série de banda desenhada fruto da parceria da Asa com o Público, Spirou e Fantásio de Franquin, com o seu sexto volume. Este álbum reúne as bandas desenhadas O Dinossauro Congelado (Le Voyageur du Mésozoïque), O Medo do Outro Lado do Fio (La Peur au bout du fil) e O Prisioneiro do Buda (Le Prisonnier du Bouddha).

A primeira banda desenhada conta com argumento e desenhos da autoria de André Franquin. Esta BD foi pré-publicada nos #992-1018 de Le Journal de Spirou (Dupuis), entre 18 de abril e 17 de outubro de 1957, tendo sido compilada em álbum em 1960. Trata-se da 51.ª história da série belga Spirou e Fantásio, constituindo a BD que dá título ao 13.º álbum da referida série. É a 29.ª BD de Spirou da autoria de Franquin.

A BD O Dinossauro Congelado, também denominada de O Visitante da Pré-História, foi publicada em Portugal em formato revista entre os números 2 e 22 do 6.ª ano da 2.ª série de Camarada (propriedade da Organização Governamental Mocidade Portuguesa). Em álbum, foi publicada em 1977 pela Arcádia e em 1994 pela Meribérica. Esta BD marca a primeira aparição de Gaston Lagaffe na série de Spirou.

O Medo do Outro Lado do Fio, também denominada de O Medo do Outro Lado do Telefone, corresponde à segunda BD do 13.º álbum da série original de livros, com argumento de Franquin e Greg e com desenhos de Franquin com a colaboração do assistente Jidéhem. A BD foi pré-publicada nos #1086-1092 de Le Journal de Spirou (Dupuis), entre 5 de fevereiro e 19 de março de 1959, tendo sido compilada em álbum em 1960. Trata-se da 63.ª história da série belga Spirou e Fantásio, sendo a 41.ª BD de Spirou da autoria de Franquin.

Em Portugal, a publicação da BD O Medo do Outro Lado do Fio, acompanhou a publicação de O Dinossauro Congelado nos álbuns da Arcádia e Meribérica.

Quanto a O Prisioneiro do Buda, é a BD que intitula o 14.º livro da série original de álbuns. Com argumento de Greg e Franquin e desenhos de Franquin com a colaboração do assistente Jidéhem, a BD foi pré-publicada nos #1048-1082 de Le Journal de Spirou (Dupuis), entre 15 de maio de 1958 e 10 de janeiro de 1959, tendo sido compilada em álbum em 1960. Trata-se da 58.ª história da série belga Spirou e Fantásio, sendo a 36.ª BD de Spirou da autoria de Franquin.

Em Portugal, esta BD foi publicada em formato revista em 1971 nos #1-26 da 1.ª série da revista Spirou (Bertrand). Conheceu edição em álbum pela Arcádia em 1978 e pela Meribérica em 2002. Em conjunto com outras bandas desenhadas longas, foi incluída na antologia dedicada a Spirou no #12 da coleção Os Clássicos da Banda Desenhada: Série Ouro, distribuída com o jornal Correio da Manhã em 2005.

Eis a sinopse da editora:

O Conde de Champignac descobre um ovo de dinossauro no gelo da Antárctida e, com a ajuda de Spirou e Fantásio, leva-o para o seu castelo, onde eclode. O irrequieto Marsupilami entorna uma substância que acelera o crescimento na primeira refeição do bebé e, da noite para o dia, o dinossauro torna-se adulto e provoca o caos…
Nas outras duas histórias deste álbum, o Conde de Champignac ingere, involuntariamente, uma substância nociva e transforma-se em malfeitor, espalhando o terror nas redondezas (O Medo do Outro Lado Fio); e Spirou e Fantásio decidem ir à Ásia para salvar um cientista americano que se encontra prisioneiro no Vale dos Sete Budas, num país cujo governo se quer apoderar de uma máquina revolucionária (O Prisioneiro do Buda).

Spirou e Fantásio de Franquin vol. 6: O Dinossauro Congelado e outras aventuras
Franquin, Greg
Editora: Asa
Páginas: 128, a cores
Encadernação: capa dura
Formato: 21,2 x 29,2 cm 
ISBN: 978-989-23-4493-5
PVP: 11,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.