A compilação das 3 bandas desenhadas da primeira versão de El Hombre Pulpo.

Após 2 bandas desenhadas curtas de El Hombre Puplo no webzine espanhol Antimateria e uma outra inédita, Véte decidiu reformular o seu projeto do Homem-Polvo, dando por terminada a primeira versão do personagem, cuja nova versão se inicia nas páginas da publicação Venham +5 #10 (Bedeteca de Beja, 2019). As 3 bandas desenhadas da versão inicial do personagem foram reunidas em língua portuguesa no zine Ashcan El Hombre Pulpo #1.

Com argumento, desenho, cor, legendagem, design e edição a cargo de Véte, esta edição de maio é apresentada no XV Festival Internacional de Banda Desenhada, no dia 1 de junho (sábado), às 21h30, na Bedeteca de Beja, sita na Casa da Cultura.

Com a aquisição da publicação, o leitor tem ainda direito à oferta de um poster do Homem Polvo e das versões digitais (a cores e preto e branco) da obra, bem como de “The Complete Incomplete Files” (que contém todas as páginas e estórias, completas e incompletas, desenhadas com o personagem), bem como outro material digital.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

Se há heróis estranhos, este está sem dúvida no topo… cínico, e meio bipolar nas suas abordagens, acaba por defender quem precisa, recorrendo não à dissuasão mas à violência (como todos os bons super-heróis!), porque afinal de contas… Que piada tem ler super-heróis que não “andam à porrada”?
Três estórias curtas compõem esta pequena edição, que é mostrada pela primeira vez em português. As primeiras duas foram publicadas inicialmente no webzine espanhol Antimateria, sendo a terceira inédita, pela descontinuação do projecto.
O facto de se tratar de uma edição “ashcan” tem a ver com o facto de apresentar uma versão do personagem que não irá ser continuada. O “novo” Homem Polvo começa precisamente nas páginas do fanzine Venham +5 #10 (Bedeteca de Beja, 2019), e continua depois para uma edição própria que os leitores podem apoiar aqui.

Véte
67 anos após a partida do navio Titanic do porto de Southampton, nasceu um rapaz na pequena cidade de Beja, a sul de Portugal.
Esse rapaz cresceu fazendo uso de tudo o tinha à mão para poder desenhar ou criar figuras em papel, cartão ou madeira. Como sempre teve livros de banda-desenhada e ilustração por perto, herdados dos irmãos mais velhos, é natural que tivesse aprendido copiando o que via e o que lia neles. Por volta dos 11 anos compra pela primeira vez um livro de super-heróis, por sinal um número traduzido para português da revista Thor, da fase Stan Lee / Jack Kirby. Foi o inicio de uma paixão que dura ainda hoje.
Por volta dos 12, começou a planificar as suas próprias estórias, mas apesar de começar a desenhá-las, acabava quase sempre por desistir passadas algumas páginas. Só três anos mais tarde, começou a descobrir o segredo de concluir estórias, e no ano seguinte integrou o atelier de banda-desenhada que surgiu na cidade, e que se manteve durante muitos e muitos anos, e onde fez grandes amizades com artistas com os quais ainda colabora em publicações e exposições.
Ao longo dos anos, escreveu argumentos para outros artistas, desenhou estórias de outros argumentistas, mas a grande parte do trabalho que desenvolveu foi a solo (argumento, desenho, entintado, letragem e balonagem, coloração). Publicou vários fanzines sozinho, e participou em várias publicações colectivas (Portugal, Espanha, México, Estados Unidos). Expôs trabalhos originais em várias ocasiões, e tem colaborou em várias edições do Festival Internacional de Banda-desenhada de Beja.
Após vários anos a trabalhar numa área não criativa, decide dar uma volta de 180 graus, e volta a trabalhar na sua paixão de sempre, desta feita a nível profissional. Ao mesmo tempo que adapta a traduz alguns trabalhos antigos para publicar pela primeira vez em inglês e castelhano, inicia também o seu projecto mais ambicioso, na forma de um herói mutante chamado Homem Polvo…

Aschan El Hombre Pulpo #1
Véte
Páginas: 20, a cores
Encadernação: capa mole com agrafes
PVP: 3,75€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.