A mais recente introdução em banda desenhada a uma área do conhecimento editada pela Gradiva.

Em maio, a Gradiva regressa a um género a que se tem vindo a dedicar na banda desenhada – a BD didática em que cada obra tem por função ser uma introdução à área do conhecimento retratada. Deste modo, cerca de um ano após Introdução à Filosofia em Banda Desenhada é publicado o já então anunciado livro Introdução à Psicologia em Banda Desenhada (Psychology: The Comic Book Introduction) desta vez da autoria de Danny Oppenheimer e Grady Klein, editada originalmente nos EUA pela W. W. Norton & Company, Inc. em dezembro de 2017.

Dividida em capítulos, a obra dedica-se a temáticas como a percepção e atenção, aprendizagem, memória, pensamento, metacognição, emoção, motivação, stress e saúde, linguagem, personalidade, influência social, estereótipos e grupos, entre outras.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Um cartunista premiado e um psicólogo premiado juntam-se para apresentarem o complexo – e por vezes cómico – mundo da psicologia.
A psicologia é o estudo do comportamento humano. Trata-se de um trabalho muito sério e valioso, que nos permite saber como as nossas mentes dão sentido ao mundo. No entanto, o cartunista Grady Kleine e o psicólogo Danny Oppenheimer mostram-nos que o estudo da experiência humana pode também ser muito divertido. Afinal, este é o campo de estudos que nos deu os cães a babarem-se e os “lapsos freudianos”…
Analisando a percepção, o stresse, as emoções, a cognição e muito mais, Introdução à Psicologia em Banda Desenhada constitui um guia divertido sobre as formas como os nossos cérebros nos ajudam a orientarmo-nos em ambientes incrivelmente complexos… e também nos enganam de modos fascinantes.

Danny Oppenheimer é professor de Psicologia no Departamento de Ciências Sociais e de Decisão da Universidade Carnegie Mellon. Com vários prémios pela excelência do seu ensino, recebeu ainda o Ig Nobel relativo a Humor Científico, destinado a «feitos que ponham as pessoas primeiro a RIR e depois a PENSAR».

Grady Klein trabalha em banda desenhada e animação, tendo uma curta-metragem premiada e bem-sucedidas “introduções em BD”, sobre diversos assuntos.

Introdução à Psicologia em Banda Desenhada
Danny Oppenheimer & Grady Klein
Editora: Gradiva
Páginas: 234
Encadernação: capa mole
Dimensões: 164 x 234 x 15 mm
ISBN: 9789896168988
PVP: 14,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.