O sétimo volume da série Spirou e Fantásio de Franquin.

Esta semana prossegue a mais recente série de banda desenhada fruto da parceria da Asa com o Público, Spirou e Fantásio de Franquin, com o seu sétimo volume. Este álbum reúne as bandas desenhadas Z de Zorglub (Z comme Zorglub) e A Sombra de Z (L’Ombre du Z).

A primeira banda desenhada conta com argumento de André Franquin e Greg e desenhos da autoria de Franquin com o assistente Jidéhem. Esta BD foi pré-publicada nos #1096-1136 de Le Journal de Spirou (Dupuis), entre 16 de abril de 1959 e 21 de janeiro de 1960, tendo sido compilada em álbum em 1961. Trata-se da 64.ª história da série belga Spirou e Fantásio, constituindo a BD que dá título ao 15.º álbum da referida série. É a 42.ª BD de Spirou da autoria de Franquin. Z de Zorglub marca a primeira aparição de Zorglub, personagem que se torna recorrente ao longo da série. A sua crescente popularidade levou inclusivamente a que a Dupuis iniciasse em 2017 uma série de banda desenhada em seu nome, escrita e desenhada pelo espanhol José-Luis Munuera.

A BD Z de Zorglub foi publicada em Portugal em álbum pela Arcádia em 1980. Seguiu-se o álbum da Meribérica em 2003. Em 2005, em conjunto com outras bandas desenhadas longas, foi incluída na antologia dedicada a Spirou no #12 da coleção Os Clássicos da Banda Desenhada: Série Ouro, distribuída com o jornal Correio da Manhã. A sua publicação mais recente foi na coleção que a parceria Asa/Público já tinha dedicado ao personagem em 2007.

Quanto a A Sombra do Z, é a BD que intitula o 16.º livro da série original de álbuns, sendo a sequela direta do álbum anterior. Tal como aquele, o argumento é de Franquin e Greg, competindo os desenhos a Franquin com o assistente Jidéhem. Foi pré-publicada nos #1140-1183 de Le Journal de Spirou (Dupuis), entre 18 de fevereiro e 15 de dezembro de 1960, tendo sido compilada em álbum em 1962. Trata-se da 65.ª história da série belga Spirou e Fantásio, sendo a 43.ª BD de Spirou da autoria de Franquin.

Em Portugal, esta BD foi publicada em álbum pela Editorial Publica em 1981. Em periódico, foi seriada nos #185-192 do Jornal da B.D. (Expresso) em 1986. Em 2004, foi publicada em álbum pela Meribérica. Em 2005, em conjunto com outras bandas desenhadas longas, foi incluída na antologia dedicada a Spirou no #12 da coleção Os Clássicos da Banda Desenhada: Série Ouro, distribuída com o jornal Correio da Manhã.

Eis a sinopse da editora:

Um raio misterioso mergulha Fantásio num estado de apatia, sendo levado num automóvel sem condutor. Depois Spirou é raptado em plena rua e levado para um local abandonado…
Na segunda história deste álbum duplo, contrariamente ao prometido, Zorglub regressa a Champignac, disfarçado de jornalista de uma revista científica. Desmascarado, põe-se em fuga, mas Spirou, Fantásio e o Conde de Champignac localizam-no na Palômbia. Aí, descobrem que um dos seus colaboradores é Zantáfio, que conseguem capturar e entregar à polícia.

Spirou e Fantásio de Franquin vol. 7: Z de Zroglub / A Sombra de Z
Franquin
Editora: Asa
Páginas: 128, a cores
Encadernação: capa dura
Formato: 21,2 x 29,2 cm 
ISBN: 978-989-23-4494-2
PVP: 11,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.