O primeiro volume de Get Jiro!

Get Jiro!, subintitulado no nosso país Todos querem apanhar o Jiro!, é um livro de banda desenhada editado pela DC Vertigo em 2012 que tem a particularidade de ter sido escrito pelo célebre chef Anthony Bourdain (1956-2018) em conjunto com Joel Rose. A obra conta com o desenho e arte-final de Langdon Foss, competindo as cores a José Villarubia e Dave Stewart.

Este lançamento da Levoir é efetuado em conjunto com o jornal Público no dia 8 de junho. Uma semana mais tarde é distribuída a prequela Get Jiro: Sangue e Sushi, originalmente editada em 2015.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A gastronomia e a novela gráfica estão na moda, isso já todos o sabemos. Nunca houve tantos programas televisivos sobre cozinha, documentários sobre cozinhas do mundo, concursos, livros, ou a proliferação de termos até há pouco tempo apenas conhecidos pelos especialistas. E nunca houve tantas novelas gráficas no mercado português. A Levoir e o Público editam a 8 e 15 de Junho, Get Jiro! Todos querem apanhar o Jiro! Get Jiro! Sangue e Sushi, escritos pelo famoso chef Anthony Bourdain que têm como co-autor Joel Rose, o artista Langoon Foss e Alé Garza. Get Jiro! foi a primeira novela gráfica de Bourdain e com ela alcançou o topo da lista de best-sellers do New York Times. Karen Berger, fundadora da editora Vertigo, conta como o chef chegou a sonhar ser artista de banda desenhada, descrevendo estes livros como o seu “primeiro amor”. Anthony Bourdain esteve em Portugal, três vezes, nos Açores, em 2009, provou o cozido das Furnas, em 2012 foi a vez de Lisboa com José Avillez, Henrique Sá Pessoa, Diogo Quintela e Lobo Antunes e em 2017 regressou ao Porto. A história de Get Jiro! Todos querem apanhar o Jiro, passa-se numa futura e hipotética Los Angeles, uma cidade socialmente estratificada e repartida em duas facções, dois territórios controlados por dois grandes líderes da culinária: o chef Bob da Global Affiliates, associado à cozinha internacional, molecular, haute/nouvelle cuisine, uma cozinha cheia de especificidades culturais, novas tecnologias, iguarias raras, mesmo que isso signifique maus tratos a animais, a sobreprodução, a exploração de economias menores, ou a absurda comercialização transglobal de certos produtos, e a chef Rose, ligada aos movimentos vegan e às preocupações ecológicas, políticas e económicas, sobretudo dedicados a uma produção e consumo localizados. Jiro, o jovem chef de sushi, acabado de chegar à cidade e com um passado misterioso que jamais é revelado, não só se encontrará no meio dessas batalhas como será ele mesmo objecto cobiçado pelas duas “facções”. Para Jiro as regras do sushi são para manter, por isso não suporta ver um cliente mergulhar uma peça de sushi no molho de soja, pedir rolos Califórnia ou servir uma salada caprese em Janeiro são motivos suficientes para uma sentença de morte. Uma narrativa escrita com o conhecido humor descontraído e informal que caracterizava Bourdain.

Entretanto, o evento com o lançamento da série decorre no dia 6 de junho, na sede lisboeta do jornal Público:

Get Jiro vol. 1: Todos querem apanhar o Jiro!
Anthony Bourdain, Joel Rose & Langdon Foss
Editora: Levoir
Páginas: 168, a cores
Dimensões: 170 mm x 257 mm
PVP: 13,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.