Verões Felizes

Verões Felizes

Com um álbum duplo, inicia-se a publicação de Verões Felizes.

Aquando da leitura do primeiro álbum original de Verões Felizes (Les Beaux Étés), com argumento do belga Zidrou e desenhos do espanhol Jordi Lafebre, editado pela Dargaud, o mesmo integrou as Melhores LeR desse mês. Aliás, não foi a única vez que, recentemente, os argumentos de Zidrou captaram a nossa atenção, uma vez que também constam das Melhores LeR o tríptico L’ Adoption (que integrou também as 20 BD indispensáveis da ACBD para o verão de 2016) ou o one-shot Bouffon, tendo Natures Mortes também capturado o nosso olhar.

No mercado franco-belga, a série Verões Felizes teve, até ao momento, direito a cinco álbuns. A Arte de Autor providencia aos leitores portugueses um álbum duplo, onde são compilados os dois primeiros volumes, Rumo ao Sul! (Cap au Sud!) e A Calheta (La Calanque). Segundo a editora, a obra está disponível nas livrarias a partir de dia 12 de junho. Quanto ao próximo álbum duplo com os tomos 3 e 4 da série, está planeado para 2020.

Clique nas imagens para os visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Esta série não contém lutas sangrentas nem conspirações internacionais.
Fala da vida, da verdadeira. A vida – bonita – de pessoas que, ao longo do ano, trabalham arduamente para poderem gozar umas férias de Verão.
1973, 1969, 1980… Volte atrás no tempo, entre com o Pierre, a Madô, a Julie-Jolie, a Nicole, o Louis e a Pêpete na sua 4L Vermelho Estérel, e reviva as férias da sua infância!
Instale-se na 4L vermelha dos Verões Felizes e… rumo ao Sul! No programa constam piqueniques, parques de campismo e sessões de bronzeamento na praia. Entre ataques de riso e ataques de choro, a família diverte-se à beira-mar, discute, zanga-se, mas mantém-se sempre unida, numa banda desenhada alegre e optimista.
Descubra sem demora a BD preferida de toda a família.

Zidrou (Benoît Drousie) nasceu em 1962, em Bruxelas. Foi professor e, no início dos anos 1990, dedicou-se à escrita de livros e de canções para crianças. Em 1991, conheceu o desenhador Godi com quem criou L’Elève Ducobu. Começou assim a sua carreira de argumentista de banda desenhada! Assinou diversas séries para crianças e adolescentes, de Crannibales a Tamara, de Scott Zombi a Sac à Puces, e assegurou a continuação de La Ribambelle. É também autor de obras mais realistas, mas não menos sensíveis, como La Peau de l’ours, Lydie, Folies Bergères, La Mondaine, Les 3 Fruits. Em 2015, Zidrou regressou com três novos álbums: em agosto, Le Bouffon, com Francis Porcel; em setembro, uma nova série familiar, Verões Felizes, com Jordi Lafebre; e, em outubro, com P. Berthet, um policial nas regiões remotas da Austrália, Le crime qui est le tien. Em 2016, continuou a escrever as recordações de férias da família Faldéraut em Verões Felizes e anunciou o fim de Veneza em Marina. Em 2017, Zidrou começou a nova série Shi, desenhada por Homs. Em março, escreveu Natures Mortes para o desenhador Oriol. Em Junho, voltaram os Verões Felizes com Jordi Lafebre, para uma terceira recordação de férias. Em setembro, Zidrou narrou as aventuras do Chevalier Brayard, num estilo Monthy Python, desenhadas por Francis Porcel. Em 2018, encontramo-lo na Dargaud com dois volumes de Verões Felizes (um deles, uma surpresa invernal), o terceiro tomo de Shi e também L’obsolescence programmée de nos sentiments com desenhos de Aimée de Jongh.

Jordi Lafebre nasceu em 1979, em Barcelona, onde estudou banda desenhada e belas-artes, antes de dar os seus primeiros passos como desenhador, em 2001. Foi publicado em diversas revistas espanholas, sobretudo na Mister K, dirigida ao público jovem, na qual assinou El mundo de Judy, em colaboração com o argumentista Toni Front. O seu encontro com Zidrou foi decisivo: depois de alguns desenhos na revista semanal Spirou, participou numa obra colectiva escrita pelo argumentista de Ducobu, La vieille dame qui n’avait jamais joué au tennis et autres nouvelles qui font du bien. Em 2010, ambos lançaram um álbum aclamado, Lydie. Em 2014, sempre com Zidrou, lançou La Mondaine, e em 2015, a série Verões Felizes, publicada em setembro. Os volumes 4 e 5 da série familiar protagonizada pelos Faldérault foram publicados em junho e novembro de 2018.

Verões Felizes vol. 1: Rumo ao Sul! | A Calheta
Zidrou & Jordi Lafebre
Editora: Arte de Autor
Páginas: 112, a cores
Encadernação: capa dura
ISBN: 978-989-54326-4-6
PVP: 21,50€

Deixa um comentário