O segundo zine de Patrícia Guimarães.

Após a publicação da sua primeira banda desenhada longa, Stabat Mater, que integrou a nossa bedeteca ideal através da sua inclusão na Leitura Recomendada, a segunda BD longa de Patrícia Guimarães foi publicada no zine MANUELinútil (Façam Fanzines e Cuspam Martelos, 2016). Os originais viriam a ser alvo de uma exposição em 2018, organizada pela Associação Célula e Membrana em Leiria.

Apesar da autora evocar novamente o Portugal profundo e a prática da matança de animais domésticos, desta feita a obra centra-se no tipo de relações que o protagonista consegue estabelecer com o mundo e as pessoas que o rodeiam, castrado psicologicamente por quem o criou.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

“MANUELinútil” conta a história de um homem que tem as mãos demasiado grandes. Não consegue fazer nada, mas um dia tudo muda.

Patrícia Guimarães nasceu em 1985 em Lisboa. Vive e trabalha nas Caldas da Rainha. É licenciada em Arte e Multimédia – Animação, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), onde também frequentou o Curso Laboratório de Ilustração e Banda Desenhada. Em 2015 e 2016, publicou com a Façam Fanzines e Cuspam Martelos as bandas desenhadas “Stabat Mater” e ” Manuelinútil”. Em 2017, colaborou com o Teatro da Rainha na criação gráfica dos materiais de divulgação das peças. Em 2018, integrou a antologia de BD “Nódoa Negra”, editada pela Chili com Carne. No âmbito do cinema de animação, de 2014 até ao momento, trabalhou com as produtoras MODOImago , Animanostra, e Animais Avpl. Em 2019, foi galardoada com o Prémio Geraldes Lino, tendo sido editada a BD “Pêra Verde” pela Bedeteca de Beja.

MANUELinútil
Patrícia Guimarães
Editora: Façam Fanzines e Cuspam Martelos
Páginas: 24 +4
Encadernação: capa mole com fio
PVP: 8,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.