Splaft! 15

Splaft! 15

O imprescindível caderno do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.

Como é habitual, o caderno da Bedeteca de Beja Splaft! #15 contém artigos sobre os diversos autores expostos no XV Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Sob coordenação de Paulo Monteiro e com um grande naipe de autores, a sua leitura é um ótimo complemento à fotorreportagem sobre as exposições do evento.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

O Festival Internacional de Banda desenhada de Beja volta a acolher autores de todo o Mundo… Nesta 15.ª edição, são 19 as exposições patentes ao público.
Alguns autores, chegam-nos precedidos pelo sucesso das personagens a que agora dão corpo: da Bélgica e da França, Lapière, Benéteau, e Bourgne, os atuais criadores de Michel Vaillant; da Holanda, Peter van Dongen, que desenha os famosos Blake & Mortimer; e de Itália Enrico Faccini, um dos mais talentosos desenhadores da Disney.
O Festival celebra, também, o regresso de Alberto Varanda a Portugal, na companhia de Olivier Vatine; e a presença de alguns “históricos” da BD mundial como Dany, o autor de Olivier Rameau, ou Enrique Sanchéz Abulí, o argumentista de Torpedo.
De entre os mais “alternativos”, o brasileiro Fabio Zimbres (uma referência no país irmão) e o espanhol Miguel Ángel Martín.
Aliás, são muitos os representantes das novas correntes da BD mundial: o brasileiro Alcimar Frazão; os espanhóis Altarriba e Kim; o francês David Sala; o inglês Paul Duffield; e o estadunidense Tyler Crook.
Como não podia deixar de ser, boa parte das exposições é constituída por autores portugueses: Luís Cruz Guerreiro (com as suas BD sobre azulejo), Mosi e Nuno Duarte, Pedro Serpa, Rita Alfaiate e Véte. Relevo, naturalmente, para a presença do Mestre José Ruy entre nós, e para a exposição de originais do mais representativo autor da História da Banda Desenhada Portuguesa: Eduardo Teixeira Coelho, quando celebramos 100 anos do seu nascimento. Relevo também para a coletiva Nódoa Negra que nos mostra alguns dos caminhos seguidos atualmente pela moderna BD nacional.
Autores populares, alternativos, cómicos, introspetivos, amantes de super-heróis, amantes da linha clara, da linha escura, todos cabem neste Festival.

Splaft! #15
Caderno da Bedeteca
vários autores
Editora: Bedeteca de Beja / Câmara Municipal de Beja
Páginas: 52

Deixa um comentário