A Libri Impressi edita um livro dedicado à arte de Alcala.

A mais recente novidade da portuguesa Libri Impressi é um livro de arte dedicado ao premiado autor de banda desenhada filipino Alfredo P. Alcala (1925-1980). Dirigido mais uma vez ao mercado ibérico, a obra encontra-se em castelhano, sob a direção de Manuel Caldas e com um texto introdutório da autoria de Tristan Cardona.

Todas as reproduções foram realizadas a partir dos originais respetivos, encontrando-se no volume ilustrações desde a fase de desenho a lápis até às cores finais, realizadas na totalidade por Alcala. Foram incluídas 6 pranchas originais de La Espada Templada.

O livro inclui ainda um episódio completo de Voltar (com 31 páginas), a principal criação de Alcala, com argumento de Manuel Auad. A série de vikings Voltar foi criada, escrita e desenhada por Alcala em 1963, sendo inicialmente publicada nas Filipinas pela CRAF Publications, uma editora criada por Alcala com colegas.

Apesar de ter sido idealizada enquanto uma saga viking, há quem aponte que uma das maiores inspirações de Voltar enquanto um “herói bárbaro” foi o Conan, O Bárbaro de Robert E. Howard. Registe-se que o personagem Voltar foi criado 7 anos antes de Conan ser adaptado para a banda desenhada.

Após o sucesso de Alcala nas Filipinas, no início da década de 70 começou a trabalhar para o mercado norte-americano, para onde emigraria poucos anos depois. Trabalhou para editoras como a Marvel, DC Comics, Warren Publishing e Eclipse Comics.

Veja o vídeo, onde se apresenta a totalidade da obra:

Eis a sinopse da obra:

“Hay pocos libros dedicados al trabajo de Alfredo Alcala, estáis por lo tanto ante una oportunidad única de disfrutar del arte de un autor que triunfó en su país pero que en tierras extranjeras fue considerado simplemente como un artesano.
Como los antiguos romanos, los norteamericanos consideraron las sucesivas invasiones de talento foráneo que llegaron en oleadas a su industria del cómic como unas auténticas invasiones bárbaras. Alfredo Alcala fue uno de estos extranjeros invasores, eso sí, uno de los más elegantes.” – Tristan Cardona (en la introducción)

Os leitores interessados devem entrar em contacto com o editor através do e-mail mcaldas59@sapo.pt , sendo os portes grátis e oferecida uma cartolina com o Conan da autoria de Alcala.

Arte de Alcala
Direção: Manuel Caldas
Editora: Libri Impressi
Páginas: 64
Encadernação: capa mole com badanas
PVP: 18,50€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.