Patrícia Guimarães é a autora do #12 da Coleção Toupeira.

Coleção Toupeira da Bedeteca de Beja, coordenada por Paulo Monteiro, prossegue com o seu número 12, lançado no XV Festival Internacional de BD de Beja. Tal como tem acontecido nos últimos números desta coleção, a autora do mais recente número, Patrícia Guimarães, não só tem direito a uma exposição no festival – desta feita, agendada para o próximo ano -, como é a vencedora do Prémio Geraldes Lino, prémio anual que pretende homenagear autores de banda desenhada que contribuíram para a História dos fanzines de banda desenhada no nosso país.

Em Pêra Verde, a autora continua a retratar com mestria o Portugal profundo contemporâneo, desta vez focando-se nas patologias associadas ao envelhecimento e a carga psicológica que tal gera nos familiares. A BD é acompanhada de uma segunda história curta no meio de nenhures.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

“Pêra Verde” contém duas breves histórias; na primeira, somos transportados para o passado de uma mulher, das tardes passadas a apanhar pêras e das memórias em torno da avó (na recta final de vida) e da tia (a cuidadora).
Na segunda história, temos a possibilidade do encontro entre duas personagens, no meio do nada.

Patrícia Guimarães nasceu em 1985 em Lisboa. Vive e trabalha nas Caldas da Rainha. É licenciada em Arte e Multimédia – Animação, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), onde também frequentou o Curso Laboratório de Ilustração e Banda Desenhada. Em 2015 e 2016, publicou com a Façam Fanzines e Cuspam Martelos as bandas desenhadas “Stabat Mater” e ”Manuelinútil”. Em 2017, colaborou com o Teatro da Rainha na criação gráfica dos materiais de divulgação das peças. Em 2018, integrou a antologia de BD “Nódoa Negra”, editada pela Chili com Carne. No âmbito do cinema de animação, de 2014 até ao momento, trabalhou com as produtoras MODOImago , Animanostra, e Animais Avpl. Em 2019, foi galardoada com o Prémio Geraldes Lino, tendo sido editada a BD “ Pêra Verde” pela Bedeteca de Beja.

Pêra Verde
Patrícia Guimarães
Coleção Toupeira n.º 12
Páginas: 16+4
Edição: Bedeteca de Beja / Câmara Municipal de Beja

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.