O passado e futuro dos minizines.

Aquando do regresso de Marcellus Hall a Portugal por ocasião do 10.º aniversário do espaço galeria da Mundo Fantasma com uma nova exposição, noticiámos a edição de duas publicações do autor, sendo uma delas o terceiro número da série de Minizines (minimizines), coeditada pelo Atelier 3|3 e a Mundo Fantasma. De seu título Virtual Reality, tal como a exposição supramencionada, integrou as Melhores LeR de janeiro deste ano.

Durante o final de 2018, foram editados 3 minizines, os quais se passa a apresentar. Os primeiros dois resultaram de um concurso lançado em novembro de 2018 pelo atelier 3|3 e a Mundo Fantasma, tendo vindo a estrear a coleção “Cidades, reais ou imaginárias; narrativas ou ficções flash”, impressa em risografia e em formato mini (7,5 cm de largura x 10 cm de altura) .

O primeiro número intitula-se Condo e é da autoria de Rafaela Rodrigues. Eis a sinopse:

Condo ilustra a vida na grande cidade. Neste fanzine, podem espreitar o interior de 16 apartamentos e ver como são os lares das pessoas que lá vivem, ou talvez um reflexo..

Minizine #1: Condo, de Rafaela Rodrigues, impresso em risografia sobre papel Munken Pure de 130g, 16 páginas, 2018.

O segundo número tem por título Um Tipo a Desenhar na Batalha, sendo da autoria de Paulo Mendes. Eis a sinopse:

A Batalha é a mais convivial e multicultural das praças portuenses; por ali se cruzam tripeiros, turistas, migrantes, sem-abrigo, vendedores. A sua arquitetura, tão misturada como as gentes, atravessa décadas. Cada recanto esconde um desenho à espera de ser feito… Podiam bem ter sido mais do que estes trinta!

Minizine#2: Um tipo a desenhar na Batalha, de Paulo Mendes, impresso em risografia Favini Burano Grigio de 90g, 32 páginas, 2018.

Por fim, o já divulgado Virtual Reality de Marcellus Hall. Eis a sinopse:

Passado em Nova Iorque, tem uma mulher como protagonista central e o amor como tema. Todos os pensamentos dela enquadram o passado e o presente: compara o charme das roupas de outra época, mas não fica particularmente transtornada com o que é usado hoje. Mas pronto, amor precisa-se e há que o encontrar, seja onde for…

Minizine#3: Virtual Reality, de Marcellus Hall, impresso em risografia sobre papel Favini Burano Camoscio de 90g, 32 páginas, 2018. 

Os zines estão disponíveis para venda na Mundo Fantasma, bem como em eventos onde participam ou organizados pelo atelier 3|3 e a Mundo Fantasma. Por exemplo, está anunciado um Mini Zine Fest Pt para os dias 5 e 6 de julho na Biblioteca Municipal do Porto.

Entretanto, já abriram as candidaturas ao concurso de 2019 para a publicação de novos minizines ilustrados, subordinados ao tema “Cidades – Reais ou imaginárias. Narrativas ou ficções flash”, devendo os trabalhos serem remetidos até 20 de junho de 2019 (1.ª opção) e até 5 de outubro de 2019 (2.ª opção). O formulário de participação encontra-se aqui.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.