O início da segunda série de Darth Vader.

Desde o reboot que a Marvel realizou ao universo de Star Wars na banda desenhada em 2015, muitas minisséries e one-shots têm sido publicadas. No entanto, no que toca a séries mensais, o seu número tem sido modesto. Das 6 séries norte-americanas, apenas 2 tinham sido publicadas pela Planeta no nosso país. A publicação integral da série Star Wars (vol. 2) em Portugal encontra-se no #37, sendo que nos EUA é publicado esta semana o #67, o que significa um desfasamento de cerca de 1 ano e meio entre o lançamento de um comic book nos EUA e a sua publicação em Portugal em livro.

Quanto a Darth Vader (vol. 1), que teve direito nos EUA a 25 números e 1 edição especial anual, foi totalmente publicado pela Planeta em Portugal. No entanto, ao contrário do que a editora realizou em Espanha, 3 séries mensais não conheceram edição nacional. Kanan focou-se em Kanan Jarrus, personagem da série de animação Star Wars: Rebels, tendo a série de BD tido direito a 12 números. Poe Dameron focou-se no personagem homónimo, introduzido no capítulo VII cinematográfico de Star Wars, O Despertar da Força, tendo a sua série de BD tido direito a 30 números e 2 especiais anuais. Por fim, Doctor Aphra também é uma série mensal que a Planeta não publica em Portugal. Apesar dos leitores nacionais de Darth Vader (vol. 1) terem assistido à criação da personagem Doutora Aphra pelos autores Kieron Gillen e Salvador Larroca, não tiveram a oportunidade de ler a sua série em nome próprio. Esta estreou nos EUA em dezembro de 2016, sendo esta semana publicado o 33.º número da mesma e tendo a particularidade de ser a primeira série mensal desta nova fase de Star Wars baseada num personagem de BD e não num personagem da franchise cinematográfica e televisiva. No crossover A Cidadela dos Gritos, os leitores puderam ler os #7-8 desta série.

Para além destas 5 séries mensais, das quais apenas Star Wars (vol. 1) e Doctor Aphra continuam a ser publicadas atualmente nos EUA, entre junho de 2017 e dezembro de 2018 foi publicada uma segunda série mensal dedicada a Darth Vader, a qual contou com 25 números e 2 especiais anuais. É esta segunda série, também conhecida por Darth Vader – Dark Lord of the Sith, que a Planeta começa este mês a publicar no nosso país. Darth Vader: Lorde Obscuro compila os #1-6 de Darth Vader (vol. 2), originalmente publicados nos EUA entre junho e outubro de 2017.

O argumento é de Charles Soule, competindo o desenho a Giuseppe Camuncoli, a arte-final a Cam Smith e as cores a David Curiel. Quanto à capa do livro corresponde à da revista #2, sendo da autoria de Jim Cheung e Matthew Wilson. Quanto à história curta De Boas Intenções…, extraída do #1, é da autoria de Chris Eliopoulos e Jordi Bellaire.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Chega a Portugal a esperada nova série de Lorde Sith, o mais temido de todos os tempos. A Guerra dos Clones terminou. Os Jedi foram derrotados. Palpatine domina o Império Galáctico e um novo Lorde Sith prepara-se para caçar os Jedi que restam. Começando com a mesma cena final de Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith, testemunhou-se como Darth Vader obteve o seu sabre de luz vermelho e começa a sua imparável ascensão no Império. Anakin Skywalker é agora mais máquina do que homem. Tendo perdido tudo o que amava, deve forjar um novo futuro como Lorde Obscuro dos Sith. Alie-se a Darth Vader enquanto aprende o caminho de Darth Sidious e o recém-formado Império, a senda do Lado Obscuro. Na primeira missão, Vader tem como objectivo localizar um Jedi que fugiu à Ordem 66, um mestre que viveu em reclusão… um dos Jedi mais poderosos que alguma vez foi enfrentado. Ninguém disse que o caminho para o poder seria fácil. Um livro emotivo, que nos mostra um homem que perdeu os seus valores e o que um dia foi importante para ele e a sua luta num mundo sombrio onde a palavra de ordem é destruir.

Darth Vader: Lorde Obscuro
Charles Soule, Giuseppe Camuncoli et al.
Editora: Planeta
Páginas: 152
Encadernação: capa dura
Dimensões: 16 x 27 cm
ISBN: 9789897771927
PVP: 16,99€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.