Vamos brincar à poesia?

A Canção do Jardineiro Louco e outros poemas é a mais recente aposta da editora Bruaá. Estamos perante uma antologia de poemas de vários autores de diferentes épocas, como são o caso de, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Antero de Quental, ou autores internacionais como Lewis Carroll, Federico García Lorca ou Kurt Schwitters, entre outros. As ilustrações, com tom azul predominante, são do autor italiano Andrea Antinori.

Um livro de poesia para todas as idades, uma óptima forma de introduzir este género literário aos mais novos, de uma maneira simples, engraçada e visualmente atractiva.

Esta é a segunda antologia de poesia que a Bruaá edita, depois de em 2011, ter editado O Tigre na Rua e outros poemas, com ilustrações de Serge Bloch.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Os versos devem ser escritos de tal modo que, se se atirar um poema pela janela fora, o vidro parte-se.

Daniil Harms

Depois de O tigre na rua, eis que nos chega A canção do jardineiro louco, um segundo livro mundial de poesia onde podemos encontrar mais uma boa dose de deliciosos e estrepitosos versos humorísticos servidos por poetas de tempos e sítios diversos. Poemas que expandem o nosso horizonte criativo, que nos encorajam a experimentar e a quebrar preconceitos e formas tradicionais. Todos eles convites a brincar com as palavras, como escreveu o poeta brasileiro José Paulo Paes, “quanto mais se brinca/ com elas/ mais novas ficam./ Como a água do rio/ que é água sempre nova./ Como cada dia/ que é sempre um novo dia./ Vamos brincar à poesia?”

Autores presentes nesta antologia: Siv Widerberg, Fernando Pessoa, Robert Desnos, Jules Renard, Tóssan, Augusto César Ferreira Gil, Lewis Carroll, Mimi Godbeska, Carl Sandburg, Augustus de Morgan, Hilaire Belloc, Antero de Quental, Kurt Schwitters, Gelett Burgess, Florbela Espanca, Bertolt Brecht, Harry Graham, Laura E. Richards, Arthur Guiterman, Carlos Queiroz, Christian Morgenstern, Frederico García Lorca, Francesco Cangiullo.

Andrea Antinori nasceu e vive em Bolonha, Itália, tendo estudado design gráfico e ilustração no ISIA, em Urbino, e na Escola Massana em Barcelona. Desde 2013, colabora com diferentes editoras italianas, em particular para a Corraini Edizioni, com a qual publicou “É um alce?” (2015), “Um livro sobre baleias” (2016), “A entrada de Cristo em Bruxelas” (2017) e “A Grande Batalha” (2019). As ilustrações para “Um livro sobre baleias” estiveram expostas na Mambo (Galeria de arte contemporânea), aquando da Feira do Livro Infantil de Bolonha, onde em 2017 é selecionado para a exposição de ilustradores. Também no mesmo ano, vence, em conjunto como autor Vincent Cuvellier, o prémio Andersen, na categoria de “melhor livro de 6/9 anos”, com o livro La Zuppa dell’Orco da Biancoenero edizioni. Em 2017, cria a imagem para o “Festivaletteratura” de Mantova e colabora com o Imaquinario em Lima, Peru, nas suas duas primeiras edições.

A Canção do Jardineiro Louco e outros poemas
Vários autores (poemas) & Andrea Antinori (ilustração)
Editora: Bruaá
Páginas: 44 páginas
Dimensões: 164×238 mm
PVP: 14,00€

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.