Esta semana chega às bancas o 4º volume da 5ª edição da coleção Novelas Gráficas, editada pela Levoir em parceria com o Público. O Rasto de García Lorca, de El Torres e Carlos Hernández, dá-nos a conhecer a vida do poeta granadino Federico García Lorca, um dos poetas mais importantes do século XX, não só da literatura espanhola, mas também da poesia mundial.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

O ilustrador, argumentista e humorista gráfico Carlos Hernández destacou-se na sua terra natal Granada, colaborando em diversos fanzines, revistas e jornais, de onde podemos destacar as séries humorísticas Chucky y Orceman (para o jornal IDEAL), tendo-se mais tarde tornado profissional de BD com O Rasto de García Lorca. Nesta obra, bem acolhida pela crítica e pelo público, Hernández, com a ajuda do argumentista El Torres, lança um olhar sobre o poeta que vai mais além da hagiografia a da simples crónica histórica, pois realça a importância do seu legado e, sobretudo, a memória por ele deixada nos lugares em que nasceu a viveu, a a consideração em que era tido. Segundo os autores. a premissa inicial do livro não era contar mais uma biografia, mas sim construir diferentes relatos biográficos com alguma independência, conseguindo que Lorca fosse um “sujeito elíptico”, ausente nalgumas ocasiões e presente noutras, sempre reflectido no olhar de amigos ou conhecidos.
Através de histórias reais e testemunhos sobre o genial poeta granadino, descobrimos a marca eterna que Federico García Lorca deixou sobre todos o que o conheceram, em Granada, Madrid, Nova Iorque ou Havana. Esta novela gráfica começa com a história do pequeno Alfonsito em fuga da sua cidade natal após o eclodir da Guerra Civil e termina com a mesma personagem, pai do ilustrador, percorrendo com o seu filho as ruas de Granada, cidade símbolo vivo da repressão franquista que pôs termo à carreira deste grande artista andaluz e universal.

O Rasto de García Lorca
El Torres & Carlos Hernández
Coleção: Novela gráfica (V Série) vol. 4
Editora: Levoir
Páginas: 112
Encadernação: capa dura
Formato: 170 x 240 mm
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.