O Joker morreu mesmo, não há dúvida.

Já se encontra nas bancas e livrarias, Batman Maldito, de Brian Azzarello e Lee Bermejo, editado pela Levoir, sob a chancela DC Black Label.

Brian Azzarello é um mestre da narração que conhece bem o público, ele rodeia a figura de Batman de uma auréola sobrenatural, graças ao uso de três personagens místicos que se tornam os condutores da história e que têm de empurrar Batman na direcção certa.

Lee Bermejo é um obcecado pelo detalhes. O seu traço é grosseiro, hiper-realista, cru e sujo. Mostra mundos obscuros e sequências turbulentas. Cada página é uma exibição visual de elegância urbana, tornando cada vinheta um todo por si só.

Relembre-se que a primeira publicação da chancela DC Black Label foi precisamente o primeiro número da minissérie Batman: Damned de Brian Azzarello e Lee Bermejo em setembro de 2018 (que terminou em junho deste ano), a qual gerou polémica devido à nudez frontal de Bruce Wayne, levando a editora a decidir apagar tal nudez através da substituição da edição digital e nas reedições em papel. Conforme se depreende, a edição nacional é a versão censurada. Os interessados que não tenham a possibilidade de ler o primeiro número da revista norte-americana em papel poderão comparar a versão original e censurada na internet através de um rápida pesquisa na web.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

O Joker morreu mesmo, não há dúvida. Mas ninguém sabe se foi o Batman que finalmente lhe partiu o pescoço escanzelado, ou se alguma outra força mais sinistra foi responsável. O problema é que o Batman não se lembra… e quanto mais tenta desvendar este mistério labiríntico, mais duvida de tudo o que está a descobrir. E quem melhor para lhe explicar os factos deste mistério do que… John Constantine?
O único senão é que, por mais que Constantine adore um bom mistério, parece gostar ainda mais de mistificar os que o rodeiam e deixá-los com ainda mais perguntas. E é assim que, com a ajuda de Constantine, a dupla terá de mergulhar no submundo sórdido de Gotham numa corrida contra o tempo que os levará à verdade inesperada e incrível sobre quem matou mesmo o Joker.

Batman Maldito
Brian Azzarello & Lee Bermejo
Editora: Levoir
Páginas: 152, a cores
Formato: 215 x 275 mm
PVP: 24,90€

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.