O segundo volume da série A Sabedoria dos Mitos.

Desde 2018 que a Gradiva reforçou a sua aposta na banda desenhada com um componente didático. Paralelamente ao trabalho que já vinha a desenvolver com a introdução a diversas disciplinas via banda desenhada (as mais recentes foram a Filosofia e a Psicologia), tem vindo a editar one-shots (como o livro Hereges dedicado à filosofia, que em nada fica a dever ao excelente Logicomix, publicado pela editora há 5 anos) e séries dedicadas a diversas áreas do conhecimento, das quais destacamos a fabulosa Pequena Bedeteca do Saber e a série Descobridores.

A mais recente série da editora, A Sabedoria dos Mitos, foi concebida pelo francês Luc Ferry, antigo professor de filosofia e ciência política que foi também ministro da juventude, educação nacional e pesquisa. A ideia é combinar a erudição com a simplicidade, permitindo uma introdução atual à mitologia grega em banda desenhada, acompanhada por texto ilustrado em posfácio para um maior aprofundamento da temática de cada tomo.

Se cada história é escrita por Luc Ferry, compete a Clotilde Bruneau transformá-la no guião para a banda desenhada. A direção artística da série está a cargo de Didier Poli, que nalguns volumes é também o responsável pelo story-board (outras vezes esta última função compete ao desenhador). As capas são da autoria de Fred Vignaux. E, por fim, o desenho e a cor competem a um desenhador e um ilustrador diferentes em cada livro.

Originalmente publicada pela editora Glénat desde 2016, a série já apresenta 21 álbuns editados em França, com mais 3 planeados para editar até ao final do ano.

Em Portugal, após a Gradiva editar Prometeu e a Caixa de Pandora (que corresponde ao 2.º álbum da série francesa), editou o mês passado Édipo (o 11.º álbum da série francesa). Édipo conta com o story-board e desenho de Diego Oddi.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

ÉDIPO. Para evitar a queda de Tebas anunciada pelos deuses, o rei Laio e a sua mulher Jocasta não têm escolha que não seja abandonar o filho recém-nascido no monte Citéron, expondo-o a uma morte certa. Contra todas as expectativas, o pequeno Édipo é salvo e acolhido pelo rei de Corinto. Criado como um príncipe, cresce sem saber o segredo trágico das suas origens. Mas, um dia, um bêbedo insulta-o e afirma que ele é uma criança adoptada. O jovem decide então tirar tudo a limpo. Para isso, consulta o oráculo de Delfos e este revela-lhe um destino terrível: Édipo matará o pai e desposará a mãe. Fugindo para evitar que a profecia se cumpra, não vai senão precipitar a sua funesta realização…
A SABEDORIA DOS MITOS. Epopeias espectaculares, deuses todo‑poderosos, bestiário formidável, heróis extraordinários… A mitologia grega é uma fonte inesgotável de aventuras maravilhosas e apaixonantes, que nos dá também lições de sabedoria de profundidade incomparável. É, aliás, por isso que é ensinada no mundo inteiro e figura ainda nos programas escolares. Agora, pela primeira vez, é possível travar conhecimento com as grandes narrativas gregas num conjunto de bandas desenhadas que respeitam escrupulosamente os textos fundadores originais, enriquecidas por dossiers complementares que analisam o significado filosófico e a herança cultural de cada mito.

Luc Ferry
É um autor de referência sobre a mitologia grega, com várias obras publicadas acerca do tema. Nascido em Colombes em 1951, Luc Ferry é um filósofo e político francês. Foi Ministro da Educação em dois governos sucessivos. É autor de muitas obras filosóficas, incluindo Le Nouvel ordre écologique (Prémio Médicis de ensaios e Jean-Jacques Rousseau em 1992). Entre outros temas, dedica-se ao estudo das ligações entre a filosofia e a mitologia grega, no qual se enquadra a série de banda desenhada A Sabedoria dos Mitos

Clotilde Bruneau
Nasceu em Paris em 1987 e, desde cedo, revelou uma intensa paixão por arte e literatura. Com formação em artes gráficas, começou a estudar cinema e trabalhou como cenógrafa e decoradora sem nunca esquecer a escrita. Colaborou com a série The Little Princels ont fait l’histoire.
Atualmente trabalha na coleção A Sabedoria dos Mitos da Glénat e nalguns outros projetos da editora.

Diego Oddi
Nasceu em Itália em 1978. Entre 2013 e 2016 frequenta a Scuola Internazionale di Comics. Desde então tem trabalhado para a Bugs Comics e a Editoriale Aurea.
Para a francesa Glénat, ilustrou dois álbuns da série A Sabedoria dos Mitos.

Édipo
Luc Ferry, Clotilde Bruneau & Diego Oddi
Série: A Sabedoria dos Mitos, vol. 2
Editora: Gradiva
Páginas: 56
Encadernação: capa dura
Formato: 233 x 313 mm
ISBN: 978-989-616-930-5
PVP: 16,50€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.