Aproxima-se o final.

A série Y, O Último Homem tem o final agendado para outubro com a sua quarta fase de publicação. Foi a primeira vez que a Levoir iniciou uma coleção, em conjunto com o jornal Público, dedicada a uma série norte-americana específica, sem a completar de imediato. Iniciou-a em 2017 com a publicação de somente um quinto do total da obra, tendo-se seguido mais dois quintos em 2018 e o penúltimo quinto no início de 2019. Se este novo modelo causou alguma desconfiança por parte dos leitores, a verdade é que qualquer receio de não ver a série completada se revela agora infundada com o anúncio da edição dos dois últimos volumes até ao final deste mês.

O volume 9 intitula-se Mãe Terra (Motherland no original da série norte-americana, editada pela chancela Vertigo da DC Comics) e compila os #49-54 das revistas de banda desenhada homónimas editadas entre novembro de 2006 e abril de 2007. Escrita por Brian K. Vaughan e tendo como desenhadora Pia Guerra (ambos convidados da primeira edição da Comic Con Portugal), contou ainda com os desenhos de Goran Sudžuka nas revistas #49, 53 e 54.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Y O Último Homem, a série que a Levoir e o Público têm publicado desde Outubro de 2017 está prestes a chegar ao fim. Vencedora do Prémio Eisner, a tão aclamada série escrita por Brian K. Vaughan e desenhada por Pia Guerra, foi publicada pela editora Vertigo em sessenta edições, sobre o único homem sobrevivente de uma súbita, espontânea e simultânea morte de todos os animais do planeta com o cromossoma Y, incluindo humanos. A 24 de Outubro sai em banca o penúltimo volume Mãe Terra.
Juntos uma vez mais, os dois últimos mamíferos do sexo masculino na Terra – Yorick Brown e seu macaco de estimação, Ampersand – rumam lentamente à China, de onde O Último Homem partirá para o reencontro com sua noiva Beth em Paris. Mas, enquanto ambos se preparam para atravessar mais dois continentes com a ajuda da agente 355, as suas outras companheiras de jornada estão quase no fim de uma busca muito diferente: encontrar o que causou a extinção em massa dos mamíferos machos há quatro anos.
Algo inesperado as aguarda num laboratório secreto em Hong Kong, podendo mesmo significar  não apenas o fim do Último Homem, como também o fim da espécie humana.
Recheado de acção, romance, guerra, mistério e amizade, Y é leitura indispensável para todos os amantes de histórias de BD.

Y, O Último Homem vol. 9: Mãe Terra
Brian K. Vaughan, Pia Guerra & Goran Sudžuka
Editora: Levoir
Páginas: 144, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 170 x 257 mm
PVP: 12,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.