Livro inédito dedicado à obra de Hugo Pratt.

Do total das 10 publicações sobre banda desenhada editadas até ao momento este ano, somente uma tinha tido distribuição para o grande público nas livrarias. Surge agora uma segunda, dedicada ao mundo onírico na obra Hugo Pratt, em que os textos do crítico Francesco Boille e do filósofo Giulio Giorello são acompanhados por um conjunto de 80 ilustrações do autor, sob a direção da sua viúva, Patrizia Zanotti.

No mercado franco-belga, o livro foi editado em setembro deste ano numa coedição da parisiense Éditions Gallimard com a suíça CONG S.A., a detentora dos direitos da obra de Pratt, fundada por si em 1983.

Publicado a propósito da exposição Hugo Pratt, os Caminhos do Sonho (Hugo Pratt, les chemins du rêve) na Fundação Folon, em Hulpe, na Bélgica, entre 25 de maio a 24 de novembro de 2019, o livro é editado no nosso país este mês pela Arte de Autor, que consagrará ainda mais duas publicações a Corto Maltese no próximo mês de novembro.

Como consta da introdução do livro, a complexidade e a riqueza do trabalho de Pratt compreendem uma rede subtil e sem fronteiras de aventuras reais enquadradas na História. O mundo de Pratt alimenta-se de fábulas, contos e lendas, enraizadas nos mitos da humanidade, como se pode verificar nas aventuras de Corto Maltese, nas quais Pratt recorre constantemente aos sonhos como um processo narrativo. Frequentemente, os seus personagens adormecem e caem literalmente no sonho que abre os campos de uma meta-realidade igualmente fascinante e divertida. Um mundo em que corvos e gatos falam, onde a lua é dupla, onde o tempo é abolido e onde fadas e cavaleiros reinam.

A exposição supramencionada é a primeira dedicada a Hugo Pratt que capturou o tema do sonho. É um convite para viajar pelo labirinto da geografia insondável dos sonhos de Pratt, através de uma seleção sensível e minuciosa de sessenta aguarelas e pranchas originais, destacando esse trabalho quase invisível na obra do autor. A exposição está dividida em três secções: Natureza, Tempo e Personagens. É ambientada por jogos de espelhos, sombras e luzes e armários fechados, criando ressonâncias subtis como o mundo da banda desenhada de Hugo Pratt. A acompanhar as ilustrações patentes na exposição, com muitas frases curtas, retiradas das suas entrevistas, transmite-se a sua visão do sonho, a sua realidade cheia de sonhos e mitos e sua abordagem enquanto argumentista e ilustrador.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Publicado graças à colaboração de Patrizia Zanotti, viúva de Pratt, este é o primeiro livro a explorar a insondável paisagem onírica do artista. 
Criador dos livros de banda desenhada de Corto Maltese, reconhecido por autores e artistas como Tim Burton, Frank Miller, Woody Allen, Umberto Eco e Paolo Conte, Hugo Pratt é conhecido por combinar uma narrativa forte com uma extensa pesquisa histórica, mas o seu mundo é também alimentado por fábulas, histórias e lendas enraizadas nos mitos da humanidade. Com regularidade, as suas personagens adormecem e caem literalmente no sonho que abre as portas de um mundo lúdico e fascinante. 
Este livro, através de uma sensível e meticulosa selecção de aguarelas e pranchas originais, comentadas por dois excelentes conhecedores da sua obra, convida o leitor a explorar o labirinto de sonhos, memórias, conhecimentos e ilusões do grande artista.

Francesco Boille é um crítico franco-italiano de banda desenhada e de cinema. Colabora regularmente na revista Internazionale e é autor de numerosas obras. Vive em Roma.

Giulio Giorello é diplomado em Filosofia e professor de Filosofia das Ciências na Università degli Studi de Milão.

Hugo Pratt, os Caminhos do Sonho
Direção: Patrizia Zanotti
Textos: Francesco Boille & Giulo Giorello
Editora: Arte de Autor
Encadernação: capa dura
Formato: 225 x 295 mm
Páginas: 120, com 80 ilustrações e 200000 carateres
ISBN: 978-989-54514-1-8
PVP: 28,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.