Estamos a pouco mais de 24 horas da abertura de portas da trigésima edição do Amadora BD e o Bandas Desenhadas já visitou o espaço na habitual visita de imprensa. Como é hábito nestas ocasiões, a azáfama é constante, entre a montagem de exposições, pequenas obras por concluir e livreiros preparando os seus stands para o evento, ainda há muito para fazer até o festival “vestir” o seu fato de gala para receber os seu visitantes.

Partilhamos com os nossos leitores um pouco daquilo que poderão observar e desfrutar entre os dias 24 de Outubro e 3 de Novembro no Fórum Luís de Camões na Amadora.

A edição deste ano do festival apresenta várias novidades – logo à partida, uma nova directora, Lígia Macedo, que substitui Nelson Dona, que esteve à frente do evento durante duas décadas. Outro dado importante é o encurtamento da duração do festival para dois fins de semana, ao contrário do passado em que as actividades se arrastavam durante três fins de semana.

Relativamente às exposições, este ano estão todas centralizadas no Fórum Luís de Camões, não existindo um tema central como nas edições anteriores nem exposições dedicadas aos prémios e autores premiados na edição anterior. Destaque para a exposição dedicada ao “80.º Aniversário de Batman”, que evoca as histórias e momentos mais icónicos e a apresentação dos autores que mais contribuíram para a evolução da personagem e para a exposição dedicada a “Stan Lee – O Mito e as Criações”, com cerca de meia centena de originais de artistas que com ele co-criaram o Universo Marvel: Jack Kirby, Steve Ditko, John Romita, John Buscema, Gene Colan, Bill Everett e outros grande nomes dos comics.

Uma nota de destaque vai também para a exposição dedicada a Geraldes Lino, “Geraldes Lino visto pelos amigos”, composta por bandas desenhadas onde a sua pessoa aparece discreta ou ostensivamente caricaturada.

A imagem gráfica da edição deste ano ficou a cargo de Jorge Coelho, o qual terá também uma exposição dedicada ao seu trabalho,“O Traço é o Caminho”.

Outra novidade este ano é também uma total renovação da cenografia do espaço do festival, que contou com a assinatura da reconhecida artista plástica Joana Vasconcelos, que, de uma forma simples, deixa a sua marca no evento.

A inauguração está agendada para o dia 24 de Outubro pelas 21h30.

Fontes: Câmara Municipal da Amadora, Kingpin Books

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.