O 3.º volume da série Rubi da Chili Com Carne.

A Chili Com Carne edita em Portugal O Coleccionador de Tijolos de Pedro Burgos, obra de banda desenhada originalmente publicada em França pela editora 6 Pieds Sous Terre na Collection Monotrème {Mini} a 11 de maio de 2017, conforme tínhamos noticiado. A edição nacional já se encontra à venda em diversas livrarias especializadas.

Esta banda desenhada é inserida na série Rubi da CCC, a sua coleção dedicada aos romances gráficos.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da obra:

Após a falência de seu gabinete de arquitetura, Valério torna-se a curiosidade de seu bairro ao erguer uma torre de tijolos singular por motivos ainda mais incompreensíveis. Além das manifestações de compaixão ou medo dos vizinhos, a construção devolve um achado desconcertante: o da desconstrução de nossas cidades, sociedades e o deslocamento de nossas vidas modernas. Enquanto o seu genro, um agente imobiliário, se envolve em intensas negociações para revender o prédio da família, perguntamo-nos onde a loucura começa, quando é construída no meio de um austero campo de ruínas. Uma perspetiva tendenciosa onde a economia, a polícia, mas também o vínculo familiar e social, parecem deslizar ao longo de um fio de prumo … Num contexto de crise económica, a história romântica e singular de Valério, ajudado por Chiara, uma beneficiário do serviço social lisboeta, fala-nos sobre a desclassificação dos cidadãos europeus nm momento de degradação de nossas condições de vida, alimentada por uma globalização nivelada por baixo. Poético, trágico, mas combativo.

PEDRO BURGOS nasceu em Lisboa em julho de 1968. É formado em arquitetura e autor de banda desenhada desde os anos 90. O seu trabalho, que se apresenta principalmente sob a forma de pequenas histórias experimentais, foi publicado pontualmente em vários projetos alternativos, como a revista Le Cheval Sans Tête da AMOK (atual Frémok). Destas publicações iniciais, nasceram em 2003 dois livros, reunindo toda a sua produção: À Esquina e Airbag e Outras Histórias. Entre 2000 e 2011, tem uma carreira docente em arquitetura na Universidade de Lisboa. Durante esses anos de reclusão académica, ele desenha muito, mas publica muito pouco. Como arquiteto, costuma-se interessar pelos domínios da banda desenhada e a ilustração: entre 2000 e 2005, é responsável pelo projeto de exposição do “Salão Lisboa” – Festival Internacional de Banda Desenhada de Lisboa. Nos últimos anos, também desenhou projetos de exposição para a ilustração bienal internacional “Ilustrarte”. Regressou à BD em 2013 com a publicação de Crónicas de Arquitectura, um pequeno livro que revive a sua carreira como autor e explora novas abordagens gráficas que serão aprofundadas no livro Le Collectionneur de Briques, publicado diretamente em francês pela 6 Pieds Sous Terre em 2017, que conhece edição portuguesa em 2019.

O Coleccionador de Tijolos
Pedro Burgos
Editora: Chili Com Carne
Páginas: 56, a preto e branco
Encadernação: capa mole com sobrecapa
PVP: 10,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.