
A editora Polvo volta a apostar no trabalho de Marcello Quintanilha, sendo desta forma Folia de Reis o sétimo trabalho do galardoado autor brasileiro editado no nosso país. Este volume, o 28.º da série Romances Gráficos Brasileiros da editora, é uma colectânea de histórias provenientes dos livros Sábado dos Meus Amores e Almas Públicas, publicados originalmente no Brasil em 2009 e 2011 respectivamente, pela editora Conrad.
Marcello Quintanilha está presente no Amadora BD 2019 de 1 a 3 de novembro, com sessões de autógrafos agendadas para sexta-feira, dia 1, entre as 16 e 19h00, sábado, dia 2, entre as 17 e 19h00 e domingo, dia 3, entre as 16 e as 19h00.
A sessão de apresentação do livro está agendada para o dia 2 de novembro, pelas 16h com a presença do autor e do editor, Rui Brito, no Auditório (Piso -1) do Fórum Luís de Camões.
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:
Eis a sinopse da editora:
As histórias de Marcello Quintanilha ajudam a recuperar, a fixar no tempo, as vivências e a postura da gente simples e banal, utilizando os acontecimentos e peripécias para abordar aspectos concretos da psicologia humana, respeitando sempre as personagens, os seus medos, defeitos e fraquezas. Mas Quintanilha tem também a intenção de partilhar com o leitor essa dimensão íntima daquelas pessoas, cuja existência em folhas de papel mais não será do que extensão da memória, dos receios, dos anseios, dos mitos, dos valores. As narrativas que compõem este volume remetem pois para um outro tempo, para um Brasil longe da imagem turística e hedonista que consolidou o país nos cartazes e no imaginário internacional durante anos. Um Brasil real, num encontro perfeito entre o desenho e a crónica.

Marcello Quintaniçlha nasceu em Niterói, Brasil, em 1971. Começou, ainda adolescente, por desenhar histórias sobre artes marciais com o pseudónimo de Marcello Gáu. Mais tarde, em 2003, envolve-se na série “Sept balles pour Oxford”, para uma editora belga, com argumento do argentino Jorge Zentner e do espanhol Montecarlo. Estabelece-se, a partir de 2002, em Barcelona. Ilustrações suas surgem desde então nos jornais espanhóis “El País” e “Vanguardia”. Ao mesmo tempo, continua a produzir álbuns para o público brasileiro. Em 2005 foi dado à estampa “Salvador”. Seguiram-se “Sábado dos meus amores” (2009), “Almas públicas” (2011), “O ateneu” (2012), “Tungstênio” (2014), “Talco de vidro” (2015) e “Hinário nacional” (2016). “Luzes de Niterói” é o seu mais recente trabalho.
A edição francesa de “Tungstênio” foi premiada no Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême (França) de 2016. Ainda em 2016 vence, no Brasil, um HQMix (categoria “Destaque Internacional”) pelas edições portuguesas de “Tungsténio” e “Talco de vidro”. Dose repetida um ano depois.
“Tungsténio” originou um filme.
Folia de Reis
Marcello Quintanilha
Editora: Polvo
Páginas: 84
Encadernação: capa mole com badanas
ISBN: 978-989-8513-10-6
PVP: 13,99€

É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora – a web e a banda desenhada.