A Máscara do Genocídio de Srebrenica.

A Escorpião Azul continua a apostar na edição nacional de obras espanholas. O Espírito do Escorpião, subintitulada A Máscara do Genocídio de Srebrenica, é uma banda desenhada da autoria do viguês Fernando Llor e do madrileno Pablo Caballo. Com o título original El espíritu del escorpiónLa máscara del genocida de Srebrenica, foi publicada em 2018 pela Panini España, tendo valido a Llor o Prémio de Melhor Argumentista Nacional na Comic Con de Valência 2019, entre diversas nomeações a melhor obra, melhor argumentista ou melhor autor revelação em certames como a Heroes Comic Con Madrid 2018 ou o Comic Barcelona 2019.

A banda desenhada centra-se em Radovan Karadžić (Радован Караџић), o primeiro Presidente da República Sérvia, que desempenhou as suas funções durante a Guerra da Bósnia, e que seria posteriormente condenado a uma sentença de 40 anos de prisão pelo Genocídio em Srebrenica, crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Após ter apresentado recurso em 2016, o mesmo foi recusado em março de 2019, tendo a sentença sido aumentada para prisão perpétua. Não se trata, inclusivamente, da primeira vez que uma obra de ficção se baseia em Karadžić, dando-se como exemplo cinematográfico o filme Na Sombra do Caçador, realizado por Richard Shepard em 2007, numa altura em que Karadžić ainda era um fugitivo à justiça.

Relembra-se que durante o Massacre em Srebrenica, ocorrido em julho de 1995, foram assassinados mais de 8000 bósnios muçulmanos (de adolescentes a idosos) por unidades do Exército Bósnio da Sérvia, sob o comando do General Ratko Mladić e com a participação de uma unidade paramilitar sérvia conhecida como “Escorpiões”, parte do Ministério do Interior da Sérvia. Paralelamente, foram cometidos crimes de guerra contra as mulheres e crianças num ambiente que foi descrito pelo juíz Fouad Riad em 1995 como de uma “inimaginável selvajaria”. Em 2005, o então secretário geral das Nações Unidas, Kofi Annan, descreveu o assassinato em massa como um dos piores crimes já cometidos em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

Enquanto fugitivo, Karadžić, ex-psiquiatra, assumiu a nova identidade de D. D. David, também conhecido por Dragan Dabić, numa clínica privada em Belgrado, enquanto um especialista em medicina alternativa no tratamento de doenças e disfunções sexuais, recorrendo a algo denominado “Energia Quântica Humana”, tendo inclusivamente realizado diversas palestras para largas audiências sobre a temática.

Com a obra de Llor e Caballo, o leitor acompanha este personagem histórico, bem como a narrativa de Jasmina, uma das pacientes de Dragan Dabić.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Esta é uma história sobre Radovan Karadžić, o criminoso de guerra que permaneceu escondido por mais de 10 anos disfarçado como um mestre espiritual chamado Dragan Dabić . Em Belgrado de 2008, Jasmina, uma jovem estéril, vem a uma consulta com o famoso guru Dragan, especialista em medicina alternativa, para encontrar a fertilidade e uma sexualidade que a satisfaça. Jasmina em breve, conhecerá a terrível verdade.
O homem que alguns dias antes seguia a sua terapia, é na verdade Radovan Karadžić, o chamado “o carniceiro dos Balcãs”. Procurado durante 12 anos, será preso e transferido para Haia. O ex-presidente da república dos sérvios da Bósnia, será condenado a prisão perpétua pela justiça internacional, pela limpeza étnica, levada a cabo durante a guerra da Bósnia e Herzegovina.

FERNANDO LLOR

Argumentista de banda desenhada com vários títulos no mercado espanhol dos quais se destacam: “El Espíritu del Escorpión” (Panini, 2018), “Sangre en el Suelo” (The Rocketman Project, 2017), “Ojos Grises” (Panini, 2016) e “Teluria 108” (Babylon, 2014). Algumas das suas obras foram publicadas em países como França e EUA.
Em 2019 ganhou o Prémio José Sanchis Grau na categoria de melhor argumentista nacional. Combina a escrita com o ensino na Sscola Profissional de Banda Desenhada e Ilustração O Garaxe Hermético, em Ponte Vedra.
É membro fundador da Argh! – Associação profissional de escritores de banda desenhada. 

PABLO CABALLO

Formado em ilustração, publicidade e desenho pela Escola Superior de Desenho de Madrid (ESDIP). Também recebeu o título de técnico superior de ilustração pela escola de Arte N.º 10 de Madrid. Trabalha essencialmente como ilustrador para editoras espanholas. “O Espírito do Escorpião” é o seu primeiro romance gráfico. Esta obra obteve nomeações e prémios em vários certames, incluindo o de melhor autor revelação do Salão do Cómic de Barcelona de 2019.

O Espírito do Escorpião – A Máscara do Genocídio de Srebrenica
Fernando Llor & Pablo Caballo
Editora: Escorpião Azul
Páginas: 152
Encadernação: capa mole
ISBN: 978-989-54558-3-6
PVP: 15,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.