Michel Vaillant: 13 Dias

Michel Vaillant: 13 Dias

O 8.º álbum da nova temporada da série de Michel Vaillant.

Já se encontra à venda o 8.º álbum da nova temporada da série Michel Vaillant, publicado pela Asa. Intitulada 13 Dias, esta banda desenhada conta, como é habitual, com Philippe Graton e Denis Lapière no argumento. A novidade dá-se a nível do desenho. Com Macau, o 7.º álbum da nova temporada, o quarteto original de autores foi reduzido a um trio, com a saída de Marc Bourgne, responsável nos primeiros 6 álbuns pelo desenho dos storyboards e das personagens. Benjamin Benéteau ficou então encarregue de desenhar a totalidade do 7.º álbum, ao contrário dos anteriores, onde era o responsável somente pelo desenhos dos cenários, automóveis e cenas de corrida. Com o 8.º álbum, o desenho é novamente repartido, desta vez com uma nova colaboração na série, Vincent Dutreuil.

Criado em 1957 por Jean Graton, Michel Vaillant tornou-se rapidamente uma das mais populares séries de banda desenhada franco-belga, repleta de décadas de sucesso, em parte por conciliar duas paixões dos seus leitores – a banda desenhada e o automobilismo – e, por outro lado, pelo campeão do desporto automóvel apresentar um conjunto de valores próximos dos que na altura eram considerados ideiais para um protagonista de banda desenhada. Os fieis leitores acompanharam ao longo dos anos a saga de Michel e a sua família no mundo da corrida automóvel, o que permitiu a publicação dos 70 álbuns da primeira série em 49 anos, sem que as pontuais mudanças nos autores da mesma quanto a argumento e/ou desenho originassem quebra na popularidade da série, a qual foi adaptada à televisão e ao cinema.

Após um interregno de 5 anos, com Jean Graton já retirado do meio, Phillipe Graton, filho de Jean, que tinha assumido a maioria dos argumentos da série desde 1994, apresenta uma nova série dedicada a Michel Vaillant, designada por nova temporada, a qual tem vindo a publicar um novo álbum todos os anos, com uma equipa de dois argumentistas e dois desenhadores (com exceção do 7.º álbum, com o quarteto reduzido a trio), cujos fãs têm continuado a acompanhar com interesse, inclusivamente em Portugal, sendo uma das poucas apostas anuais da Asa no que toca à banda desenhada.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A família Vaillant vai tentando recompor-se após o vazio deixado pelo desaparecimento de Jean-Pierre.
Finalmente inocentado, Michel retoma a liderança da escuderia, disposto a conduzi-la de novo aos lugares cimeiros que ela já conheceu no passado. Com esse objetivo, contacta a Renault e propõe-lhes que equipem os futuros Vaillante com um motor genuinamente francês. Mas, em plena reunião, o Diretor-Geral da Renault F1 é informado de que um dos seus pilotos não poderá participar no Grande Prémio de França de Fórmula 1. Convida então Michel a substituí-lo, reatando dessa forma a sua ligação ao mundo da F1. Michel fica apreensivo perante a enormidade do desafio – tanto mais que dispõe apenas de treze dias para se preparar física e mentalmente – e começa por recusar o convite… até que se deixa convencer por Françoise e inicia um treino intensivo.
Entre duas sessões no simulador de F1, Michel vai ter de bater recordes de apneia, nadar vários quilómetros e exercitar-se para controlar os seus medos e as suas emoções. Ele sabe que o futuro da escuderia Vaillante está em jogo neste Grande Prémio.
Em caso de vitória, o regresso à Fórmula 1 será legítimo e a desforra retumbante; mas em caso de derrota…

Philippe Graton
Argumentista
(n. 1961)
Paralelamente ao fotojornalismo, Philippe Graton esteve desde sempre ligado às aventuras de Michel Vaillant: primeiro colaborando com o pai nas pesquisas e, depois, como editor. Assina o seu primeiro argumento em 1994 com La Piste de Jade e cria, em 1995, a coleção Les Dossiers Michel Vaillant. Desde então conduz tenazmente os destinos do campeão e zela pela coerência editorial da obra criada pelo seu pai. Em 2012, após uma profunda reflexão sobre a personagem, Philippe Graton dá início a uma nova temporada da série Michel Vaillant, que desde então vem publicando um novo título cada ano.

Denis Lapière
Argumentista
(n. 1958)
Argumentista consagrado com cerca de 100 álbuns publicados, Denis Lapière teve já contacto com a maior parte dos géneros em banda desenhada.
Poucos sabem, porém, que nutre desde a juventude uma paixão fervorosa pelo automobilismo, tendo inclusivamente chegado a competir em algumas corridas nos seus tempos de adolescente. E se mais tarde veio a enveredar pela banda desenhada, nunca esqueceu que uma das suas primeiras séries narrava precisamente as atribulações de um piloto nas célebres Mille Miglia italianas! Foi portanto com uma sensação de reconciliação com o mundo automobilístico, de que tanto gosta, que Denis Lapière aceitou o convite para coargumentista da nova temporada da série Michel Vaillant.

Benjamin Benéteau
Desenhador
(n. 1985)
Nascido em França, Benjamin Benéteau passa a sua infância e adolescência no Taiti, na Polinésia Francesa, tendo-se depois instalado na Bélgica, a partir de 2002, para frequentar a École Supérieure des Arts Saint-Luc. Ainda recém-diplomado, desenvolve um primeiro projeto de BD, ao mesmo tempo que Mathieu Reynès o convida para assinar os cenários de um arrojado “thriller” intitulado Alter Ego. Em 2012, assume a criação dos novos Vaillante e o design dos cenários da nova temporada da série Michel Vaillant. Com Macau, assume o papel de desenhador principal pela primeira vez na série.

Vincent Dutreuil
Desenhador
(n. 1973)
Autor francês nascido na Grécia, licenciado na Escola de artes Saint-Luc em Bruxelas e na francesa Escola de Belas-Artes de Saint Étienne, Vincent Dutreuil publica diversas BD curtas na revista La 5ème Couche e participa em diversas exposições coletivas em Liège, Bruxelas e Angoulême. Após vários trabalhos na área do grafismo e de ilustração, ele consagra-se com a série Ada Enigma (Glénat, 2000-2002), escrita por François Maingoval, e a sua série de fantasia heróica Racines (Glénat, 2004-2006). Os seus trabalhos mais recentes são a sua BD Animal Wars vol. 1: Cochon qui s’en dédit! (Aw! Comics, 2017) e a coilustração do 8.º álbum da nova temporada de Michel Vaillant.

Michel Vaillant: 13 Dias
Phillipe Graton, Denis Lapière, Benjamin Benéteau e Vincent Dutreuil
Editora: Asa
Páginas: 56
Encadernação: capa dura
Dimensões: 298 x 10 x 225 mm
ISBN: 9789892346816
PVP: 14,95€

Deixa um comentário