A autora francesa Emma é pela primeira vez editada em Portugal.

A Carga Mental e outras desigualdades invisíveis (no original, La charge émotionnelle et autres trucs invisibles) é a terceira compilação das bandas desenhadas que a autora francesa Emma tem vindo a difundir na internet, sendo a primeira publicada no nosso país. Após iniciar o seu blog emmaclit em 2016, a autora ficaria na ribalta quando no ano seguinte as suas bandas desenhadas começaram a ser bastante difundidas, tendo o seu trabalho contribuído para a popularização do conceito de carga mental em França.

A Massot Éditions tem vindo a compilar os seus trabalhos em livro. Em maio de 2017, foi editado Un autre regard – Trucs en vrac pour voir les choses autrement. Seguiu-se Un autre regard 2 em novembro do mesmo ano. Dentro da mesma série, foi publicado A Carga Mental e outras desigualdades invisíveis em setembro do ano passado no mercado francófono, sendo seguido este ano dos quarto e quinto volumes, Un autre regard sur le climat (maio de 2019) e Des princes pas si charmants et autres illusions à dissiper ensemble (outubro de 2019).

Feminista e revolucionária, Emma segue com atenção a imprensa, estando também interessada nas pequenas histórias da vida quotidiana. Ela cruza estas histórias com os eventos atuais e transforma-os em imagens para lhes dar um foco político. Tornou-se conhecida por denunciar, através das suas ilustrações, a carga mental que pesa sobre as mulheres ou o “tempo das mães” no regresso do trabalho.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Sim à Vida em Comum – Não aos Lugares Comuns! #Metoo? Consentimento? Divisão de tarefas? Igualdade salarial? Trabalho emocional? Glass ceiling? Paridade? Objetificação? Assédio moral? O beijinho da avó? Mas de que é que *s feministas estão tod*s a falar?
Como uma imagem vale mil palavras, a cartoonista e ativista Emma Clit foi explicando, no seu blogue, algumas das questões mais prementes da igualdade de género… com desenhos.

Emma (n. 1981)

É feminista, ativista, revolucionária – e também engenheira informática, parceira e mãe. Os seus cartoons sobre diversos temas políticos e sociais são partilhados e lidos em todo o mundo. Em março de 2016, Emma (de sobrenome Gutierrez) inaugura um blog (emmaclit) onde publica as suas bandas desenhadas, as quais refletem algumas das suas preocupações. Em 2017, populariza o conceito de carga mental em França. Desde então, o seu trabalho tem vindo a ser recolhido em diversos livros publicados pela Massot e a J’ai Lu, designando-se a série por Un autre regard.

A Carga Mental e Outras Desigualdades Invisíveis
Emma
Editora: Bertrand
Páginas: 176
Encadernação: capa mole
Dimensões: 166 x 239 x 13 mm
ISBN: 9789722538428
PVP: 17,70€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.