A conclusão do primeiro arco de histórias da série Moonshine, da autoria de Azzarello e Risso.

Foi a 5 de outubro de 2016 que a Image editou nos EUA a primeira revista de Moonshine, a então nova série de Brian Azzarello e Eduardo Risso. Em dezembro de 2015, aquando a presença dos dois autores na Comic Con Portugal, após termos finalizado a entrevista que realizámos a Azzarello, este, já em conjunto com Risso, revelou-nos que estavam em conversações para realizar um novo projeto a dois. Na altura, relembrámos a popularidade da banda desenhada norte-americana The Walking Dead, ressalvando o facto de ser uma BD a preto e branco. Se Azzarello concordou que, provavelmente, o público norte-americano de então aceitaria uma série a preto e branco com mais facilidade do que há uns anos atrás, Risso tinha outros planos, conforme os leitores portugueses puderam ler no primeiro volume de Moonshine, Sangue e Whisky.

Um ano mais tarde após a edição portuguesa do primeiro volume, a G. Floy edita o segundo, desta feita intitulado Comboio do Tormento. Este segundo volume compila as revistas da série homónima #7-12, originalmente publicadas entre fevereiro e julho de 2018 e reunidas em volume em outubro do ano passado nos EUA.

O volume já se encontra disponível, tendo sido um dos 6 lançamentos da editora G. Floy em outubro. Como extras, o livro contém capas alternativas de autores como Gabriel Bá, Fábio Moon, Rafael Albuquerque, Grampa e Paulo Pope.

Apesar de concluir o primeiro arco de histórias, não se trata do final da saga de lobisomens na década de 20 do século passado no interior dos EUA. No dia 13 deste mês, é distribuído nos EUA o #13 da série, que regressa ao ritmo mensal para mais um arco, já sendo atualmente conhecidas as sinopses e capas até ao #15 (planeado para janeiro de 2020).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A conclusão do primeiro arco de histórias de Moonshine!
Lou Pirlo, o “Torpedo”, pensava que os seus problemas tinham acabado quando ele e Delia, a sua nova miúda, conseguiram fugir num comboio de carga para Sul – para o mais longe que conseguissem fugir dos mafiosos de Nova Iorque e dos hillbillies das montanhas Apalaches que os queriam matar.
Mas problemas e sarilhos são coisas a que Lou nunca escapou, e em vez de chegar à salvação, acaba a caminho da Nova Orleães e de mais sarilhos do que alguma vez viu. Porque Lou foi mordido por um lobisomem, e o mais letal dos caçadores de monstros do mundo decidiu que não ia parar até o caçar.

Brian Azzarello é um um dos mais conhecidos argumentistas dos comics americanos. A sua carreira iniciou-se na Vertigo, e um dos seus primeiros sucessos foi Johnny Double, que marcou também a sua primeira colaboração com Eduardo Risso, e que levaria pouco tempo depois ao lançamento de 100 Balas, talvez a mais conhecida obra desta dupla. Depois de muitos anos de trabalhos diversos para as principais editoras americanas, DC e Marvel, notabilizou-se mais recentemente pela sua colaboração com Frank Miller em The Master Race, a saga de Batman que é a conclusão de O Regresso do Cavaleiro das Trevas.

Eduardo Risso construiu uma longa carreira de sucesso na sua Argentina natal e na Europa, com destaque para os mercados italiano e espanhol, mas depois de ter ilustrado Johnny Double para Azzarello, o bom entendimento entre ambos levou a que iniciassem a série 100 Balas, que os propulsou para o estrelato dos comics. Ao longo dos anos colaborou extensamente com Azzarello, embora tenha também assinado álbuns para outros escritores, de que um bom exemplo é Wolverine: Logan, publicado pela G. Floy, com argumento de Brian K. Vaughan. Em 2018, Risso desenhou também o primeiro álbum de Torpedo em quase quinze anos, e neste Moonshine assina também as cores.

Moonshine vol. 2
Brian Azzarello & Eduardo Risso
Editora: G. Floy
Páginas: 152, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 19 x 28 cm
ISBN: 978-83-65938-65-7
PVP: 14,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.