Os Porquês e os Portantos de Y, O Último Homem.

Com Os Porquês e os Portantos (Whys and Wherefores, no original), volume 10 da série Y, O Último Homem, distribuído nos pontos de venda de periódicos no passado dia 31 de outubro, chega-se ao final de uma das séries ícones da chancela Vertigo da DC Comics. Este volume compila as revistas #55-60, originalmente publicadas nos EUA entre maio de 2007 e março de 2008, tendo sido pela primeira vez compiladas em livro em dezembro de 2008.

Se o final poderá não ir de encontro a todos os leitores, este facto não retira força à galardoada série de ficção científica pós-apocalíptica de Brian K. Vaughan e Pia Guerra, iniciada nos EUA em 2002.

Trata-se de uma série contemporânea do último conjunto de grandes séries lançadas pela Vertigo, como 100 Balas, Lucifer, DMZ e Fábulas, as quais se seguiram às não menos icónicas séries Sandman: Mystery Theatre, Books of Magic, The Dreaming, The Invisibles, Preacher e Transmetropolitan.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Com a publicação do décimo volume de Y, O Último Homem, chegamos ao fim desta série de culto de Brian K. Vaughan e de Pia Guerra.
Yorick Brown, o último homem da Terra, partiu em busca de resposta sobre a praga que dizimou todos os mamíferos portadores do cromossoma Y menos ele e o seu macaco capuchinho Ampersand.
Os destinos das principais personagens da série convergiram para Paris. E aqui acontecerão os encontros e desencontros definitivos da vida de Yorick Brown.
Os Porquês e os Portantos apresenta o clímax que se tem vindo a  construir já há diversos episódios. Yorick, a Agente 355, Hero, Beth 1, Beth 2, Alter, a agente russa Natalya, a astronauta Ciba Weber e as crianças, encontram-se todos  em Paris. Conflitos, encontros e desencontros têm desfechos definitivos.
Os namorados reencontram-se, mas Beth não é mais a mesma mulher que Yorick namorava, e ele apercebe-se de que também não é mais o mesmo homem. É no reencontro com Beth que se pode perceber como o protagonista se foi transformando subtilmente ao longo da série.
Acontecem outros encontros definitivos em Os Porquês e os Portantos. Um deles com Alter, a soldado israelita. Se antes Vaughan havia mostrado com certa imparcialidade as razões das atitudes belicosas da personagem, é Yorick que revelará a estupidez e insignificância do objetivo final da militar. O embate final entre os dois mostra mais do tipo de homem em que Yorick se tornou e também que tipo de velhas ideologias esse homem deixou para trás.
Vaughan apresenta uma história que, pela perspectiva de Yorick, aborda temas como amadurecimento, a decepção e a perda.
Y, O Último Homem vai deixar saudades junto dos leitores. Saudades que, tudo indica, vão poder ser mitigadas já em 2020, quando se estrear a série televisiva que está a ser produzida para o canal FX a partir da BD de Brian K. Vaughan e Pia Guerra.

Y, O Último Homem vol. 10: Os Porquês e os Portantos
Brian K. Vaughan, Pia Guerra
Editora: Levoir
Páginas: 168
Encadernação: capa dura
Dimensões: 170 x 257 mm
PVP: 12,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.