História da Amadora: Levem-me Nesse (Novo) Sonho! de José Ruy tem direito a uma nova edição revista e atualizada.

A História não pára. E com esta nova edição de História da Amadora: Levem-me Nesse (Novo) Sonho! o seu autor, José Ruy, acrescenta à sua banda desenhada 21 novos acontecimentos na cidade, que tiveram lugar nos últimos 10 anos. Editada este mês, esta 5.ª edição da obra, coincide com os 40 anos de existência da cidade da Amadora e os 30 anos da realização do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, atualmente designado por Amadora BD.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

«A cidade da Amadora celebra este ano quatro décadas de existência e nada mais apropriado do que receber, na 30.ª edição do Amadora BD – Festival Internacional de Banda Desenhada, o lançamento da quinta edição da obra de BD, História da Amadora – Levem-me Nesse (novo) Sonho!, do mestre e amadorense José Ruy.
Trata-se de uma obra notável, de relevante caráter histórico, que conta, aos quadradinhos, a evolução e crescimento da Amadora ao longo dos tempos, com os acontecimentos e marcos históricos, as principais personalidades da região, a criação de equipamentos, instituições, empresas, eventos sociais e culturais e outras temáticas marcantes da História desta cidade.
A juntar aos 94 temas abordados nas quatro edições anteriores (1992, 1993, 1999, e 2009), esta nova edição (2019) conta com mais 21 aspetos relevantes da história da Amadora dos últimos 10 anos, destacados pelo autor.
A edificação da estação do Metropolitano na Reboleira, o renascimento do Cineteatro D. João V, a aposta na Arte Mural, a criação do Parque da BD – Turma da Mônica/Mauricio de Sousa e do Parque Fonte das Avencas, e a comemoração do centenário do mestre da BD, Eduardo Teixeira Coelho, na Bedeteca, são alguns exemplos desses novos marcos adicionados agora à obra, pelo autor.
É de inegável reconhecimento a dedicação de José Ruy à sua cidade, e o carinho que por ela tem demonstrado ao longo dos anos, num incessante trabalho de pesquisa, valorização e preservação da História da Amadora, junto de toda a comunidade, para que esta perpetue, de geração em geração.
Todas as palavras que aqui escrevo serão insuficientes para manifestar o enorme orgulho e amizade que a cidade sente por José Ruy, pela pessoa e pela obra.
A Amadora agradece a sua generosidade e dedicação.
O tempo não para, e a história da cidade prospera a cada dia que passa. Queremos continuar a contar, por muitos e bons anos, com a mestria de José Ruy, para que possamos, juntos, continuar a escrever esta História.»
– Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora

José Ruy nasceu na Amadora, em maio de 1930. Cursou Artes gráficas e habilitação a Belas Artes na Escola António Arroio, onde foi discípulo do Mestre Rodrigues Alves, e dos pintores Costa Mota, Trindade Chagas e Júlio Santos. Iniciou-se como autor de textos e desenhos com 14 anos, tendo publicados 84 álbuns, 53 dos quais em Banda Desenhada, com destaque para: Aristides de Sousa Mendes; Peter Café Sport e o Vulcão do Faial; A Ilha do Futuro; Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação; Carolina Beatriz Ângelo – Pioneira na Cirurgia e no Voto; Os Lusíadas João de Deus – A Magia das Letras, estes também com edição em mirandês. Tem colaborado em muitos jornais e revistas, nomeadamente em «Cavaleiro Andante» e «O Mosquito», tendo editado e dirigido uma 2.ª série desta publicação. O rigor na investigação e qualidade dos seus trabalhos tem sido apreciada em todo o país. Foram-lhe atribuídos 27 prémios. Expôs com sucesso em vários países da Europa, na China, no Japão e no Brasil. Primeiro autor a ser galardoado com o Prémio de Honra do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em 1990. No ano seguinte foi distinguido com a Medalha Municipal de Ouro de Mérito e Dedicação da sua cidade natal, onde o seu nome está atribuído a uma escola e a uma avenida. Referenciado no «Dictionnaire mondial de la bande dessiné, Larousse» edição de 1998, e com destaque no «Larousse de la BD» em 2004.

História da Amadora: Levem-me Nesse (Novo) Sonho! (5.ª edição)
José Ruy
Editora: Âncora
Páginas: 38
Encadernação: capa dura
Dimensões: 21,5 x 30cm
PVP: 12,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.