O final da saga até ao momento.

A série de ficção científica Saga de Brian K. Vaughan e Fiona Staples chega à sua metade anunciada com o lançamento do volume 9, que ocorreu em outubro. Com este novo volume compilam-se as revistas homónimas norte-americanas #49-54, originalmente publicadas pela Image, entre 28 de fevereiro e 25 de julho de 2018. Isto significa que todo o material editado nos EUA já se encontra publicado em Portugal, atendendo a que o #54 marcou um hiato na série, sem estar ainda definida uma data para o regresso dos autores à mesma, apesar da narrativa no #54, publicada há 16 meses, ter terminado com um enorme cliffhanger.

Embora se trate de uma série multipremiada em diversos eventos norte-americanos, foi em anos sucessivos da Baltimore Comic-Con que a série conseguiu a proeza de angariar um total de 17 Prémios Harvey. Curiosamente, tal parece estar intimamente ligado ao evento de Baltimore, pois após os Prémios Harvey terem transitado para a New York Comic Con a série não recebeu mais nenhum Harvey, continuando os novos Prémios Ringo criados para a Baltimore Comic-Con, por seu turno, a galardoá-la com um total de 5 prémios (1 em 2017, 1 em 2018 e 3 em 2019).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Saga narra a luta de uma jovem família para encontrar o seu lugar num universo vasto e hostil, e já foi descrito como um encontro entre a Guerra das Estrelas e Romeu e Julieta no espaço. E preparem-se para o mais chocante, surpreendente e impactante volume da série, cheio de acção e de violência há muito adiada, fake news e terror genuíno. Nada voltará a ser igual depois desta história!
O volume 9 de Saga assinala vários marcos na edição da série. Saga chega à metade da sua… saga. Os autores anunciaram que a série teria mais 9 volumes para além deste, num total de 18 volumes (108 comics), a mais longa série que Vaughan já escreveu. Para além disso, os autores anunciaram que iam tirar umas férias (merecidas!), e por isso, o lançamento deste volume marca também o momento em que a edição portuguesa apanho a edição americana!
Agora resta-nos a todos esperar para que a série arranque de novo, até porque o final do vol. 9 é… traumático!
“Tentar escrever uma história de FC, mas fazê-lo com a complexidade moral e as zonas cinzentas dos conflitos reais foi muito educativo para mim. Penso muito na violência, e de como gosto dela na ficção, onde ela pode ser bela e divertida e catártica. Mas a violência no mundo real é universalmente estúpida e imoral e horrível… Como é que juntamos estes dois conceitos opostos? A resposta tem muito que ver com a conclusão que estamos a tentar explorar.” – Brian Vaughan, entrevista à Entertainment Weekly.
Fantasia e ficção científica – e sexo, traição, morte, amor verdadeiro e vinganças obsessivas – juntam-se como nunca antes neste épico subversivo e provocante do escritor Brian K. Vaughan e da artista Fiona Staples, que questiona incessantemente as narrativas e preconceitos do nosso tempo através do contraste com o seu mundo surreal e bizarro.
Saga já venceu doze Prémios Eisner, um Hugo para Melhor História Gráfica, e uns incríveis dezassete Harveys.

Saga vol. 9
Brian K. Vaughan e Fiona Staples
Editora: G. Floy
Páginas: 152, a cores
Encadernação: capa dura
ISBN: 978-83-65938-69-5
PVP: 14,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.