O primeiro volume de Introdução à Economia em Banda Desenhada.

A Gradiva continua a apostar num género a que se tem vindo a dedicar na banda desenhada – a BD didática em que cada obra tem por função ser uma introdução à área do conhecimento retratada. Deste modo, após a Introdução à Psicologia em Banda Desenhada, publicada em maio, surge a Introdução à Economia em Banda Desenhada volume 1: Microeconomia (The Cartoon Introduction to Economics volume one: Microeconomics), novamente ilustrado por Grady Klein e, desta feita, escrita pelo economista Yoram Bauman. Esta obra foi originalmente publicada nos EUA em janeiro de 2010 pela Hill and Wang, uma chancela da editora nova-iorquina Farrar, Strauss and Giroux (FSG).

Dividida em 16 capítulos, a obra centra-se em 3 grandes áreas – a otimização individual, as interações estratégias e as interações de mercado. Entre diversos assuntos abordados, os leitores toma contacto com árvores de decisão, jogos de jogada simultânea, leilões, risco, impostos ou a oferta e a procura.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

O economista-chefe da Google, Hal Varian, escreveu um dia: «não precisas de uma economia nova em folha, só precisas de ver as coisas mesmo interessantes, o material que não te mostraram quando estudaste economia.» Introdução à Economia em Banda Desenhada é sobre como integrar as coisas mesmo interessantes – como a teoria dos leilões, a selecção adversa e o dilema do prisioneiro – na mais cómica e digerível visão da economia que alguma vez lerás.
«Aprender economia deve ser divertido. Klein e Bauman garantem que o é.» – N. Gregory Mankiw, Professor de Economia, Universidade de Harvard, e autor de Principles of Economics.
«A hilaridade e a economia não se encontram muitas vezes juntas, mas este livro tem muito de ambas. Também faz um excelente trabalho a explicar importantes conceitos económicos de forma simples, precisa e divertida – um grande feito.» – Eric Maskin, laureado com o Nobel da Economia.
«Bauman e Klein apresentam sólida e básica economia num brilhante embrulho de banda desenhada. Os autores lançam com sucesso uma luz brilhante sobre uma ciência sombria.» – Hugo Sonnenschein, Professor Honorário e Presidente Emérito, Universidade de Chicago.
«Este é um livro seriamente cómico! Klein e Bauman dão-nos uma visão esclarecedora e divertida de como as nossas escolhas diárias importam e se combinam. Os estudantes concluirão que este é um grande complemento aos seus manuais, e os críticos da disciplina aprenderão sobre a essência da economia.» – Diane Coyle, autora de The Soulful Science.
«Tivessem Art Spiegelman e John Maynard Keynes colaborado num livro humorístico de economia, e poderiam ter apenas sonhado com fazer algo desta qualidade.» – Jonathan A. Shayne, também conhecido por Merle Hazard, cantor de música country e fundador da Shayne & co., llc.

Yoram Baum é economista ambiental na universidade de Washington (e professor a tempo parcial na Escola Secundária Lakeside em Seattle), sendo ainda o primeiro e único economista stand-up do mundo.

Grady Klein trabalha em banda desenhada e animação, tendo uma curta-metragem premiada e bem-sucedidas “introduções em BD”, sobre diversos assuntos.

Introdução à Economia em Banda Desenhada volume 1: Microeconomia
Yoram Baum & Grady Klein
Editora: Gradiva
Páginas: 224
Encadernação: capa mole
Dimensões: 16,5 x 23,6 cm
ISBN: 978-989-616-937-4
PVP: 14,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.