Duas narrativas gráficas sobre o amor.

Paralelamente a Quotidiano de Luxo (Tigre de Papel, 2019), a autora portuguesa residente em Buenos Aires Júlia Barata lançou também a obra 2 Histórias de Amor em setembro, desta feita editada pela Douda Correria. Trata-se da publicação portuguesa da autoedição portenha homónima da autora, originalmente publicada em 2016, com pequenas alterações.

Como o título deixa antever, a obra é composta por 2 bandas desenhadas, denominando-se a primeira “Festa” e a segunda “Somos Todos Bichos”, unidas pelo contexto, temática e soluções gráficas. Em ambas, é-nos apresentado um casal jovem com um filho pequeno, que tanto obriga a encontrarem-se soluções para alheá-lo momentaneamente da vida do casal para se permitirem planos a dois ou em grupo de adultos (“deixar o miúdo e sair à noite”), como surge enquadrado na vida familiar, quer em momentos de convívio (refeições, brincadeiras/dança), quer em momentos menos oportunos como as discussões do casal (com a educação parental a resumir-se a ligar literalmente o seu umbigo à televisão para alheá-lo, se não fisicamente, mentalmente das situações a que não o desejam expor).

É neste contexto que se aborda uma temática pouco trabalhada na banda desenhada no nosso país, o relacionamento íntimo em grupo. Neste caso, descrevem-se duas situações pontuais, sob o ponto de vista feminino, em duas situações distintas, com e sem a participação da protagonista. Como catalizador destas situações, evocam-se fatores externos – “culpando-se” drogas e álcool pela desinibição – sem esquecer alguns fatores internos – a notória libido provocada pelo relacionamento com pessoas do mesmo sexo ou grupal mas também situações menos evidentes, como o tédio.

Deste modo, em “Festa” o leitor é sujeito às reflexões e sentimentos contraditórios da protagonista sobre o relacionamento sexual pontual de dois casais, na qual a protagonista teve um papel ativo. Em “Somos Todos Bichos”, a protagonista é exposta a uma situação que viola o contrato entre o casal, com o seu companheiro a ter uma relação com outro casal na sua ausência. Ao contrário do que o seu companheiro acredita, esta situação, em vez de despertar a libido da protagonista, cria uma tensão no casal e um desgosto na mesma que obriga à procura de um novo equilíbrio.

Graficamente, a autora constrói as narrativas em página dupla, afastando-se, como é seu apanágio, das vinhetas rígidas e dos modelos tradicionais, para experimentar uma organização espacial que origine uma leitura fluída, adivinhando-se neste ou naquele detalhe a sua formação em arquitetura.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

A apresentação da obra pela autora em setembro teve como curiosidade a projeção do filme de animação “tindergraf”, com desenhos de Júlia Barata sobre cinta de papel, projectadas em Cinegraf, um projetor antigo argentino, com acompanhamento musical do Berlau (Fernando Ramalho) e vozes de Daniela Rodrigues e Manel Bivar. Eis algumas imagens do lançamento:

Júlia Barata nasceu em 1981, em Coimbra. Viveu nómada entre Maputo, Porto, Lisboa, Roterdão, Barcelona e em 2013 emigra para Buenos Aires, onde reside atualmente. Estudou arquitetura e exerce a profissão, dedicando-se paralelamente à banda desenhada e ilustração. É a autora de Gravidez (Musaraña Editora, Buenos Aires / Tigre de Papel, Lisboa – 2017), Quotidiano de Luxo (Tigre de Papel, Lisboa – 2019; baseado em autooedição portenha de 2016), 2 Histórias de Amor (Douda Correria, Lisboa – 2019 / autoedição, Buenos Aires – 2016), 2 road comics (autoedição, Buenos Aires – 2017), Historias del tren (autoedição, Buenos Aires – 2016), El azar no es mala suerte (com Alejandro Levacov, Musaraña Editora, Buenos Aires – 2015) e As aventuras pós-modernas de Cecília a peixa (autoedição, Barcelona – 2009 / Lisboa – 2010). Participou nas obras El volcán (Editorial Municipal de Rosario, Musaraña Editora, Buenos Aires – 2017) e Zona de Desconforto (Chili Com Carne, Lisboa – 2014).

2 Histórias de Amor é a 112.ª publicação da prolífica Douda Correria, fundada em dezembro de 2013. Os interessados podem entrar em contacto com a editora através do e-mail doudacorreria107@gmail.com.

2 Histórias de Amor
Júlia Barata
Editora: Douda Correria
Encadernação: com agrafes
Páginas: 40, a cores

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.