Huck é a série mais recente do Millarworld publicada em Portugal.

A G. Floy tem realizado algumas decisões estratégicas major quanto à banda desenhada a publicar, sendo uma delas a edição (quase) integral das séries de banda desenhada do Millarworld, a editora criada por Mark Millar, adquirida pela Netflix em 2017. Deste modo, no mês passado foi editado Huck no nosso país, o livro que compila a minissérie homónima de 6 revistas, originalmente publicadas pela Image entre novembro de 2015 e abril de 2016 com a edição em livro em outubro daquele ano.

Tal como outras séries do Millarworld, também Huck tem planeada uma adaptação. Neste caso em concreto, foi anunciado um futuro filme para a Netflix. Huck centra-se num meta-humano que utiliza os seus superpoderes para realizar boas ações. A G. Floy optou por publicar a obra com dimensões maiores do que a dos comics.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Numa pequena e pacata vila da costa americana, Huck, o funcionário da bomba de gasolina, usa em segredo os seus talentos muito especiais para fazer uma boa acção por dia. Mas quando a história dele se começa a espalhar, ele transforma-se em notícia principal pelo país todo, e recebe a fama que sempre evitou. E, à medida que começam a emergir elementos do passado de Huck, ele deixa de perceber em quem pode confiar ou não, e que há vidas em perigo.
Da aclamada e premiada dupla criativa de Mark Millar (Kick-Ass, Guerra Civil) e Rafael Albuquerque (American Vampire, Batgirl), uma das histórias mais genuínas e surpreendentes da década. Millar explicou as razões pelas quais escreveu Huck num artigo que se intitulava “Como Homem de Aço [o filme] me traumatizou de tal maneira que decidi escrever Huck”, como uma espécie de reacção a um excesso de violência e de “lado negro” dos comics e dos filmes neles baseados. Millar escreveu a sua quota parte de histórias ultra-violentas, basta lembrar Kick-Ass, por exemplo! Mas, por uma vez, decidiu fazer algo diferente.
“Ver o Super-Homem a partir o pescoço do General Zod no filme chocou-me, e fez-me pensar se não teríamos ido finalmente até ao fim da linha em termos de violência nos super-heróis. (…) Para mim a moral dos comics de super-heróis era que eles podiam fazer quase tudo com os seus poderes, mas no fim escolhiam ser bons. (…) Gostava que Huck lembrasse aos meus leitores que quando nos vestíamos de super-heróis em crianças, não era para sermos os mauzões, os bad-ass, não era por eles serem violentos e cruéis. Quero que Huck funcione como um antídoto aos anti-heróis, e acho que é uma experiência muito interessante nesse sentido.”

Mark Millar é o argumentista de séries de comics aclamadas como Kick-Ass, Kingsman: Serviço Secreto, O Legado de Júpiter e O Círculo de Júpiter, Nemesis, etc…. Muitos destes livros já foram adaptados ao grande ecrã, e muitos outros estão em adaptação para o cinema, e depois da recente aquisição da Millarworld pela Netflix, para a televisão, incluindo livros que escreveu para a Marvel no passado, como Wolverine: Old Man Logan (Velho Logan) e Civil War (Guerra Civil) – a série de super-heróis mais vendida em quase duas décadas.

Rafael Albuquerque venceu já vários prémios Eisner e Harvey, e é o cocriador da série best-seller do New York Times American Vampire (DC Comics/Vertigo), escrita por Scott Snyder e Stephen King, e de Ei8ht, da Dark Horse. Rafael já trabalha na indústria de comics desde o início dos anos 2000, e tem trabalhos assinados para a maioria das editoras americanas, tendo ilustrado séries populares como Batman, Wolverine, Animal Man, e mais recentemente Batgirl. Fez parte do relançamento da Millarworld na Netflix, tendo ilustrado um arco de história para a nova série de Hit-Girl, e a minissérie Prodigy.

Huck
Mark Millar & Rafael Albuquerque
Editora: G. Floy
Encadernação: capa dura
Páginas: 160, a cores
ISBN: 978-83-65938-66-4
PVP: 16,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.