O primeiro Inktober de Joana Afonso.

Iniciado em 2009 como um desafio pessoal para Jane Parker aprimorar as suas capacidades, o Inktober tornou-se um fenómeno à escala mundial, com milhares de artistas a submeter-se ao desafio todos os anos. As regras são simples: durante o mês de outubro, realizar todos os dias um desenho a tinta, podendo ser desenhado inicialmente a lápis e a tinta ser aplicada em seguida. E partilhar o desenho na internet com a hashtag #inktober ou simplesmente afixá-lo na parede. Existem duas variantes menos exigentes: a meia-maratona (dia sim, dia não) e a 5K (um dia por semana).

A autora portuguesa de BD desafiou-se a realizar este ano o seu primeiro Inktober, tendo optado por seguir as sugestões da listagem clássica deste ano, sendo o resultado um zine em língua inglesa com as ilustrações realizadas por Joana Afonso, constituindo a sua primeira publicação a solo que não é de banda desenhada.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da autora:

Este pequeno fanzine de 10×10 cm com 32 páginas vem no seguimento da minha pequena celebração de finalmente ter conseguido acabar um Inktober. Seguindo a lista proposta deste ano lá me fui safando e este é o resultado.

Os interessados podem entrar em contacto com a autora através das redes sociais ou pelo email joana.ibsa@gmail.com.

Inktober 2019
Joana Afonso
Páginas: 32, a preto e branco
Dimensões: 10 x 10 cm

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.