A última coleção da Asa com o Público em 2019.

A última coleção deste ano da Asa com o Público é dedicada à série francesa Blueberry, criada por Jean-Michel Charlier (argumento) e Jean Giraud (desenho) para o hebdomadário Pilote da editora Dargaud em 1963. Trata-se de uma seleção de 10 álbuns previamente editados no nosso país, em capa mole, pertencentes a dois diferentes ciclos da série, com o logotipo da mesma a ser desenhado pelas diferentes lombadas dos livros.

O primeiro álbum é distribuído no dia 28 de novembro, chegando o décimo e último livro aos pontos de venda de periódicos no dia 30 de janeiro de 2020, de acordo com a seguinte tabela:

Quanto aos álbuns, correspondem na série original a:

  1. Forte Navajo: 1.º álbum da série, publicado nesse formato em 1965 (ciclo das primeiras guerras índias)
  2. Tempestade no Oeste: 2.º álbum da série, publicado nesse formato em 1966 (ciclo das primeiras guerras índias)
  3. A Águia Solitária: 3.º álbum da série, publicado nesse formato em 1967 (ciclo das primeiras guerras índias)
  4. O Cavaleiro Perdido: 4.º álbum da série, publicado nesse formato em 1968 (ciclo das primeiras guerras índias)
  5. A Pista dos Navajos: 5.º álbum da série, publicado nesse formato em 1968 (ciclo das primeiras guerras índias)
  6. Mister Blueberry: 24.º álbum da série, publicado nesse formato em 1995 (ciclo Mister Blueberry; a partir deste número, os álbuns são escritos e desenhados por Jean Giraud)
  7. Sombras Sobre Tombstone: 25.º álbum da série, publicado nesse formato em 1997 (ciclo Mister Blueberry)
  8. Gerónimo, o Apache: 26.º álbum da série, publicado nesse formato em 1999 (ciclo Mister Blueberry)
  9. OK Corral: 27.º álbum da série, publicado nesse formato em 2003 (ciclo Mister Blueberry)
  10. Dust: 28.º álbum da série, publicado nesse formato em 2005 (ciclo Mister Blueberry)

Deste modo, esta nova Colecção Blueberry é parcialmente complementar à primeira série homónima da editora em conjunto com o jornal Público, editada em 2008 com um total de 18 volumes, na qual se tinham reeditado em Portugal os 7.º a 23.º álbuns da série, bem como publicado o inédito Apaches, álbum não numerado posterior ao 23.º livro.

Para além destes 28 álbuns editados pela Asa em conjunto com o Público nas coleções de 2008 e de 2019, existe ainda o 6.º álbum da série principal (O Homem da Estrela de Prata), bem como os 3 volumes da série Marshall Blueberry e os 21 álbuns da série A Juventude de Blueberry, além de diversos álbuns “fora de série”.

Eis a sinopse da editora:

O Público e a Asa trazem de volta o Tenente Blueberry, o mais célebre cowboy do velho Oeste Americano.
Nascido pela mão de Charlier (argumento) e Giraud (desenho), o oficial do exército americano Mike Blueberry é uma personagem criada expressamente para a revista Pilote, onde faz a sua primeira aparição em 1963. A série a que dá origem constitui uma referência incontornável no estilo western e continua ainda hoje a entusiasmar leitores de todas as idades um pouco por todo o mundo.
Blueberry é considerado um dos maiores personagens da banda desenhada franco-belga. Herói atípico ocidental, é um oficial do exército norte-americano, inteligente, destemido e de espírito rebelde, conduzindo-nos a um mundo repleto de perigos e aventuras na época da Guerra Civil Americana.
Nesta colecção descubra as aventuras do Ciclo das Guerras Índias (primeiro ciclo do personagem) e do Ciclo Mister Blueberry (totalmente da autoria de Moebius), há muito desaparecidas do mercado português.

Colecção Blueberry
Charlier & Giraud (6.º a 10.º álbum, somente Giraud)
Editora: Asa
Páginas: 48, a cores (10.º álbum: 72 páginas)
Encadernação: capa mole
Dimensões: 215 x 290 mm
PVP: 7,90€ (preço total da série: 79,00€)

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.