A obra de Ana Simões e Ana Matilde Sousa dedicada ao eclipse solar de 1919 na ilha do Príncipe.

Conforme noticiamos em maio, aquando do evento comemorativo do centenário do eclipse solar de 1919 na ilha do Príncipe, Eddington na Sundy – 100 anos depois, encontrava-se em produção a obra Einstein, Eddigton e o Eclipse: Impressões de Viagem. O livro é composto por uma BD e um ensaio, sendo este último da autoria da historiadora Ana Simões, curadora da exposição “E3 – Einstein, Eddington e o Eclipse”. Quanto à banda desenhada de 128 páginas, é da autoria de Ana Matilde Sousa (aka Hetamoé).

Após um teaser da banda desenhada ter sido transmitida na ilha do Príncipe em maio e uma divulgação da obra final ter sido realizada no dia 30 de novembro, no Museu da Pólvora Negra, aquando do encerramento do ciclo de iniciativas da programação das celebrações do eclipse solar de 1919, organizado pela Eddington na Sundy, o lançamento do livro ocorre no dia 19 de dezembro, às 17h00, no Átrio do C6 da Faculdade de Ciências de Lisboa, juntamente com a inauguração da exposição “E3 – Einstein, Eddington, Eclipse” na FCL, a qual já tinha estado patente no Museu Nacional de História Natural e na Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O lançamento conta com a presença e comentário de Sara Figueiredo Costa. Tal como nos tem habituado a Chili Com Carne em bastantes dos seus lançamentos, trata-se de uma edição bilingue, em língua portuguesa e inglesa. Esta obra foi incluída na série LowCCCost da editora, focada em livros de viagens, enquanto um número especial.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

Einstein, Eddington, e o/ and the Eclipse: Impressões de Viagem / Travel Impressions é um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 – Einstein, Eddington, Eclipse no Museu Nacional de História Natural e da Ciência.  
A banda desenhada toma a correspondência de Arthur Eddington trocada com sua mãe, irmã e o Observatório de Lisboa antes, durante e após a sua expedição à Ilha do Príncipe para estudar o eclipse solar total de 1919, como ponto de partida para uma narrativa gráfica de contornos experimentais e impressionistas. Focando-se na teia de actores humanos e não-humanos envolvidos nesta expedição – pessoas conhecidas e desconhecidas, animais, plantas, factores ambientais e afetivos – a BD, que também compila alguns documentos da exposição, estabelece uma relação intertextual com o ensaio teórico sobre as implicações científicas, políticas e sociais dessa viagem cujos resultados confirmaram a revolucionária teoria da relatividade de Einstein. As “impressões” da viagem assumem um duplo significado, referindo-se ao relato de Eddington por palavras e às marcas nas páginas, alusivas à presença material dos lugares visitados.
O ensaio e a BD são bilingues, em Português e Inglês, as duas principais línguas usadas durante a expedição.

Paralelamente, será também inaugurada uma outra exposição, “The Eagle has Landed. Viagens a Lua”, comissariada por Maria Paula Diogo.

Einstein, Eddington, e o/ and the Eclipse: Impressões de Viagem / Travel Impressions
Ana Simões & Ana Matilde Sousa
Editora: Chili Com Carne
Páginas: 248, 128 das quais a cores
Encadernação: capa mole com badanas
Dimensões: 18,5 x 27cm
ISBN: 978-989-8363-41-1
PVP: 15,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.